ENTREVISTA ESPECIAL : A Zorra
O
novo nome da música baiana
A Zorra é uma das bandas mais
requisitadas do Carnaval de Salvador e seu sucesso se alastra a cada dia
A Zorra é o que podemos chamar de ``grupo predestinado ao sucesso``. Surgida em 2001, a banda tem feito muito sucesso nos carnavais fora de época e em shows realizados em diferentes lugares do Brasil. Formada por Léo Cavalcanti (voz e guitarra); Geovane Santos (teclados); Alexandre de Souza (guitarra e vocal); Nau Scaldaferri (baixo); Edni Deway (bateria); Ricardo Santos (trompete e vocal); Kall Bonfim (trombone e vocal); Edson Leão (sax); Shanon, Bruno e Maurício (percussão), A Zorra já é uma realidade no Carnaval da Bahia e uma promessa para o cenário nacional. E para mostrar que não estão brincando em serviço, eles tem toda uma estrutura por trás que lhes permitem manter as agendas e compromissos com total seriedade, já que contam com a produção da Central do Carnaval. O grupo começou sua trajetória no Projeto Quartas da Zorra, no Rock in Rio Café em Salvador, onde recebeu ilustres convidados, como Bell Marques e o Chiclete com Banana, Gil, ex-Banda Beijo, Ricardo Chaves, Tatau, do Ara Ketu, Los Hermanos, dentre outros. A partir daí não parou mais. Foram apresentações em cidades do interior da Bahia e de outros estados, como: Fortaleza (Reveillon, no Beach Park), Petrolina (Petrofolia), Juazeiro (JuáFolia), Vitória da Conquista (Projeto Verão) e Madre de Deus. Para completar, A Zorra vem puxando há 3 anos consecutivos um dos blocos de maior expressão de Salvador, o Nana Banana e em 2006 já é nome certo para novamente animar a folia baiana. Como resultado, A Zorra gravou, em 2002, seu 1º CD, tendo composições inéditas de Carlinhos Brown, Jorge Vercilo, Tenisson Del Rey e do próprio Léo Cavalcanti, vocalista d'A Zorra. Além de regravações de músicas, como "Cometa Mambembe", "Primeiros Erros", "Final Feliz" e "Ajayô", dentre outras." Em 2003 a banda passou a ser reconhecida nacionalmente. Foram realizadas apresentações do norte ao sul do país, passando por grandes capitais como Brasília, Rio de Janeiro, Manaus e São Paulo. Era o que faltava para o grupo tomar força e expandir seu som para outras áreas. Com seu segundo CD (lançado pela BMG), A Zorra teve o privilégio de gravar músicas de renomados compositores como: Carlinhos Brown, Jorge Vercilo, Tenison Del Rey, Jorge Zarath, dentre outros. Entretanto, a maioria das composições são realizadas pela própria turma, um fato importante para a identidade musical de um grupo. Entre os sucessos emplacados pela A Zorra estão: Bate que Bate, Só você, Love Love, Solteiro em Salvador (uma das músicas mais executadas no Carnaval 2004) e o mais recente sucesso, Saudade vai Bater. Esta última liderou o ranking das músicas mais tocadas nas rádios soteropolitanas e foi sucesso absoluto no Carnaval 2005. Estivemos reunidos com Bruninho que é um dos percussionistas do grupo. Eles nos contou muitas coisas sobre a banda e os planos que estão por vir. Confira ! Site: Contato: |
Marcus Vinicius Jacobson
Reportagem
Entrevista publicada no dia 31/03/2005
1) Qual o balanço que vocês fazem da carreira de vocês até o momento? Nesse momento estamos passando por um período muito bom da nossa carreira. Começamos há 3 anos e meio, e agora estamos mantendo e desenvolvendo a nossa carreira aos poucos e com calma, para que os frutos continuem sendo colhidos no tempo certo e da melhor maneira possível. Hoje já temos várias músicas conhecidas pelo público e já nos apresentamos em mais de 15 estados. Isso é resultado de um trabalho sólido e bem feito. Portanto, as coisas estão indo do jeito que planejamos e estamos muito felizes com os nossos resultados. 2) Solteiro em Salvador praticamente virou um hino do carnaval da Bahia. Como se sentem tendo esse hit na boca da galera? É uma satisfação enorme! É muito bom ver a galera curtindo, se divertindo e cantado uma música da banda. Realmente Solteiro em Salvador nos surpreende a cada dia com a força que ela vem tomando nas festas, micaretas e, sobretudo, no Carnaval de Salvador, onde a música é sempre atual, graças ao seu tema.
4) Em pouco tempo de carreira, A Zorra expandiu seu repertório pelo nordeste, norte, centro-oeste e sudeste do país. A banda pretende nos próximos anos partir para o mercado internacional? O nosso trabalho não está direcionado para a carreira internacional, mas se ela um dia vier a chegar com certeza nos prepararemos para realizar um trabalho de qualidade também fora do país. Porém, no momento, nós ainda estamos buscando divulgar o nosso trabalho pelo Brasil, que é um país muito grande e nos oferece muitas oportunidades de expansão. Aqui está a nossa raiz e nós sentimos um imenso prazer em tocar para o povo brasileiro. 5) Fale pra gente um pouco mais sobre o último Cd da banda que está estourado em todo Brasil. O cd "Solteiro em Salvador" nos trouxe uma satisfação muito grande, pois além de ter tido uma boa aceitação no mercado, foi nosso 1° cd lançado por uma gravadora - no caso a BMG - que acreditou e investiu em nosso trabalho. Além disso, esse cd tem um fator bem interessante, que é ter sido todo feito pela própria banda. Nós gravamos, mixamos, masterizamos, escolhemos o repertório e, pelo menos 10 das 13 músicas, possui um dos integrantes da banda como compositor. Portanto, conseguimos fazer um cd quase todo autoral e com a nossa verdade impressa. Talvez esse tenha sido um dos principais motivos para esse resultado tão positivo perante o público.
7) Então podemos dizer que o A Zorra veio pra ficar de vez, né? Esperamos que sim! Estamos criando a nossa história. Tentamos fazer tudo com a maior qualidade possível. Nossas músicas tentam trazer letras verdadeiras e coerentes, somadas a bonitas melodias. Assim fazemos com que nossas músicas não sejam momentâneas e sim duradouras. A Zorra é uma banda que veio pra trabalhar muito e acreditamos que a consequência deste trabalho bem feito será uma consolidação cada vez maior da nossa carreira. 8) A Axé Music está completando 20 anos. Como vocês se sentem fazendo parte desse movimento ? Ficamos felizes de fazer parte dos últimos 3 anos e meio da Axé Music. E agradecemos sempre às pessoas que formaram e cativaram esse ritmo maravilhoso durante esses 20 anos. A galera do Axé é muito unida e isso torna a música forte. Somando isso à alegria que conseguimos transmitir nos shows e cds, chegamos a um resultado que traduz o sucesso desse ritmo, que tem em sua verdade o principal motivo da sua consolidação.
10) Deixe um recado final pra toda legião de fãs que o A Zorra tem pelo país a fora Obrigado por tudo que vocês fazem pela gente! Obrigado por cada sorriso, por cada gesto de carinho, por cada canção cantada junto conosco, seja em show ou ouvindo nosso cd em algum lugar. Podem ter certeza que A Zorra vai continuar trabalhando muito, o tempo todo, com a intenção principal de levar alegria à vida de cada um de vocês e conseqüentemente às nossas vidas também. |