ENTREVISTA ESPECIAL : Biah Muller

O novo talento da música pop
 Afinada e segura, a atriz, cantora e compositora Biah Muller é promessa de sucesso à frente da música

Bonita, sensual, talentosa e dona de uma voz que promete, em breve, ecoar nos principais palcos do país. Assim é a atriz, cantora e compositora Biah Muller que pretende, daqui pra frente, viver o início de uma nova fase em sua vida e carreira pop. A facilidade com que trata da música é latente. Prova disso são os clipes musicais que ela vem produzindo em seu primeiro EP, que muito em breve será lançado. Neles podemos presenciar uma mulher segura com voz doce e potente e acima de tudo afinada e com um carisma surreal. Também pudera. Desde criança, Biah já sabia que queria cantar. Era visível sua empatia com a música em diversos momentos de sua infância. Em um deles, a cantora lembra que seus pais ligavam o rádio do carro e ela queria interpretar todas as canções, inclusive as de língua inglesa, sem sequer saber falar ainda. Outro fato, até certo ponto engraçado, que se recorda com carinho é em relação a época em que estudava. Ela parava o recreio para os seus colegas a ouvirem cantar, pois sempre havia pessoas pedindo determinadas músicas e ela, prontamente, fazia com prazer. Toda vez que ocorria isso, o coordenador era chamado, às pressas, para colocar os demais alunos para dentro da sala, pois se deixassem lá, todos iriam preferir ouvi-la cantar à assistir aula.

Mas não é só isso que complementa Biah Muller. Seu histórico profissional fala por si só. Para chegar até esse estágio, ela se preparou e muito. Em 2001, por exemplo, foi estudar teatro, a fim de perder a timidez, que segundo ela, lhe prejudicava. E foi a partir daí que acabou se apaixonando pela interpretação. Mas, sem deixar a música de lado, se formou, nesse mesmo ano, na Escola de Música Villa-Lobos, no Rio, onde fazia um curso básico. Em 2008, visando seu aprimoramento em sua formação de Arte Cênicas, fez parte da Companhia de Oswaldo Montenegro "CIA Mulungo". Lá, trabalhou bastante com música e interpretação. Sem dúvida, um prato cheio para construir seu talento nato e alavancar sua carreira.

E por falar em talento, Biah também se aventura em outras praias culturais e com bastante êxito, diga-se de passagem. Em 2014 ela foi convidada para apresentar o TV Festival, um dos destaques do Festival do Rio, evento anual de cinema que agita o Rio de Janeiro e que apresenta os principais destaques da programação. Segundo ela, sua atuação como apresentadora foi uma experiência muito gratificante e um aprendizado ímpar. Certamente uma grande contribuição para sua veia artística. Apesar do prazer de ter trabalhado com o cinema, é na música que ela encontrou seu porto seguro. E ela continua, no momento, fazendo o que gosta: compor e cantar. Atualmente vem se dedicando intensamente na produção de seu primeiro EP. E se depender de seu profissionalismo, esse trabalho será uma promessa de sucesso.

Estivemos com a cantora Biah Muller numa conversa franca e animada. Ela descreve passo a passo como está sendo sua carreira musical e seus próximos passos. Confira, abaixo, a entrevista !

 

Canal Youtube:

https://www.youtube.com/user/Bia30x

Marcus Vinicius Jacobson

Reportagem

Entrevista publicada no dia 03/09/2016

1) Faça pra gente um balanço de sua carreira até aqui.

O balanço que faço é de muitas alegrias e conquistas, porém acredito que a muito para ser feito ainda, muito caminho a percorrer. Como nasci de 6 meses, eu sempre digo que nasci prematura por pressa de querer cantar (risos) ! Lembro de quando eu era criança que meus pais ligavam o rádio do carro e eu queria cantar todas as músicas, inclusive as em inglês, se nem sequer saber falar ainda (risos). Na época do colégio eu parava o recreio para os meus colegas me ouvirem cantar, pois sempre tinha alguém que me pedia pra cantar uma determinada música e eu não me recusava a cantar. Toda vez o coordenador era chamado pra botar o povo pra dentro da sala, pois se deixasse ninguém ia assistir aula pra ficar me ouvindo cantar (risos). Em 2001 eu fui estudar teatro pra perder a timidez, pois nessa mesma época estava no curso básico de Música do Villas Lobo e toda vez que tinha que me apresentar eu gelava de tão tímida que era. Acabei me apaixonando pela interpretação. Mas mesmo me dedicando um pouco mais ao teatro não deixei a música de lado. Em 2004 senão me engano, entrei para um projeto de um grupo de cantoras brasileiras , que iria ser lançado fora do Brasil, o projeto acabou não vingando. Alguns anos depois ingressei na Cia do Oswaldo Montenegro aonde trabalhei com bastante música e interpretação. Atualmente estou me dedicando a produção do meu primeiro EP!!!

2) Quando você percebeu que realmente a música era o seu caminho a trilhar ?

Eu sempre soube, mas de 2 anos pra cá foi que eu decidi focar! Pois o desejo de cantar falou mais alto!!!

3) Você é uma cantora bonita, talentosa e com uma voz doce e afinada. Qual o segredo para isso ?

Aaaah muito obrigada!!! Fico feliz em saber (risos), mas não estou estudando como gostaria e como deveria. O que posso dizer é que tenho muito tesão em cantar!!! Acredito que isso me ajude e muito!

4) Em 2014 você foi convidada para apresentar o TV Festival, um dos destaques do Festival do Rio de cinema que acontece anualmente. Como sentiu diante dessa experiência ?

No início fiquei um pouco com receio de fazer este trabalho, pois por mais que tivesse cursado a faculdade de Jornalismo, eu nunca havia feito nada voltado para apresentação. Confesso que eu ameeeeei. Foii incrível!!! Uma experiência muito gratificante e um aprendizado ímpar!!!

5) Conte pra gente por que decidiu optar pelo nome artístico de Biah Muller ao invés de Bianca Assumpção.

Eu resolvi criar uma nova marca pra mim, um nome que ninguém tivesse, de preferência (risos) ! E também porque estou vivendo o início de uma nova fase na minha vida e carreira! Novos projetos ... novo TUDO!!!

6) Você se formou em 2001 na escola de música do Villa Lobos e, em 2008, fez parte da Companhia de Oswaldo Montenegro "CIA Mulungo". Você acredita que se preparou bem para seguir nesse mercado cada vez mais concorrido ou ainda falta alguma coisa ?

Você fez essa pergunta pra pessoa errada, pois nunca vou achar que estou preparada (risos)! Sinto que sempre tem algo novo que posso aprender e desenvolver e graças a Deus por isso!! Amo o fato de estar sempre me desenvolvendo e me aprimorando na profissão!

7) E em matéria de CD, já tem algo engatilhado ?

Estou terminando a gravação do meu primeiro EP!



8) Em suas composições notamos sua grande veia artística para essa função. Fale pra gente um pouco mais sobre esse seu lado de compositora, que é uma marca em sua carreira promissora.

Eu componho desde os meus 10 anos!! Eu amo compor, pois me da a liberdade de contar a minha verdade e criar novas histórias também. Minha imaginação é muito fértil... E Gosto de brincar com isso em minhas composições (risos) ! Porém nunca achava que o que escrevia tava bom! Agora, no meu EP decidi botar pra jogo e vocês vão poder ouvir mais do que escrevo ! Quem quiser conferir umas de minhas composições é só ir no meu canal do YouTube "Biah Muller" ou "Bia30x" . Lá tem uma música que compus quando tinha 15 anos de idade chamada "Que Desejo"! Já "Diferenças Iguais" foi composta pelo querido Carlos Colla em parceria com Zé Henrique e João Crahim.

9) Quais seus próximos planos dentro da música ?

Cantar muitooooooo.... rs. É o que posso falar no momento, o resto já já vocês irão ver!

10) Deixe um recado final para todos os sus fãs pelo país a fora.

Quero dizer que amo o carinho que vocês tem pela minha arte!! Fico feliz com as mensagens no instagram, facebook ....vocês são meu combustível ! Fiquem ligados pois já já tem novidades... Um grande Beijo e muito amor.

 

|| REPORTAGENS ANTERIORES ||

» Agnaldo Timóteo » Leo Jaime
» Alex Cohen » LS&D
» Alexandre Peixe » Luciana Mello
» Amor Maior » Luiz Ayrão
» Ana Carolina » Lula Barbosa
» Angra » Márcio Greyck
» Araketu » Markinhos Moura
» As Galvão » Maskavo
» A Zorra » MC Buchecha
» Banda MBM » Meninas Cantoras de Petrópolis
» Batom na Cueca » Miltinho Edilberto
» Belo » Milton Guedes
» Beto Guedes » Moacyr Luz
» Bicho de Pé » Molejo
» Biro do Cavaco » Nação Zumbi
» Brucelose » Nando Cordel
» Bruno Coimbra » Natiruts
» Byafra » Negra Li
» Carlos Lyra » Negritude Jr.
» Casaca » Neguinho da Beija-Flor
» Casuarina » Netinho
» Catedral » Nila Branco
» Cecéu Muniz » Nu Batuque
» Cidadão Quem » O Salto
» Cídia & Dan » Papas da Língua
» Cláudio Nucci » Patchanka
» Cogumelo Plutão » Pato Fu
» Dallas Country » Patricia Coelho
» Daniel Gonzaga » Patricia Marx
» Délcio Luiz » Paulinho Mocidade
» Detonautas » Paulinho Moska
» Dora Vergueiro » Pedro Camargo Mariano
» Dominguinhos » Pedrinho do Cavaco
» Dorina » Pery Ribeiro
» Eduardo Araújo » Pique Novo
» Edu Krieger » Pitty
» Edvaldo Santana » Placa Luminosa
» Eletrosamba » PR.5
» Evinha e Trio Esperança » Quinteto em preto e Branco
» Fael di Sampa » Quarteto em Cy
» Falamansa » Grupo Relíquia
» Família Lima » Rastapé
» Favela Social » Régis Danese
» Fernanda Porto » Ricardo Chaves
» Fernando Mendes » RPM
» Finis Africae » Saia Rodada
» Frank Aguiar » Saiddy Bamba
» Fred Martins » Sambaí
» Fundo de Quintal » Sidney Magal
» Golden Boys » Sociedade do Samba
» Geraldo Azevedo » Sylvinho Bláu Bláu
» Hyldon » Sorriso Maroto
» Imaginasamba » Tânia Mara
» Inimigos da HP » Teresa Cristina
» Inimigos do Rei » The Fevers
» Ivo Pessoa » Tihuana
» Jammil e uma Noites » Tribo de Jah
» Joanna » Trio Virgulino
» João Bosco » Tunai
» João Neto & Frederico » Uns e Outros
» Jorge Mautner » Vagabundos
» Jorge Vercilo » Vander Lee
» José Augusto » Vinicius Cantuária
» Kiko Zambianchi » Vinny
» Kleiton & Kledir » Vixe Mainha
» Lady Zu » Zeca Baleiro
» Lampirônicos » Zé Henrique & Gabriel
» Leila Pinheiro » Zé Renato
» Leno

VOLTAR | ATUALIZAR | AVANÇAR