ENTREVISTA ESPECIAL: Bicho de Pé

Que xote gostoso, bichinho!

Com música suaves e alegres, Bicho de Pé é a mais nova sensação do forró


Bicho de Pé: Uma revelação do forró

Uma mistura de músicas alegres e românticas associada a triângulos, zabumbas e sanfonas só podia dar num só resultado: sucesso. Prova disso é a banda de forró Bicho de Pé. Formado há 3 anos, o grupo  vem desenvolvendo um trabalho de mesclar a música Regional do Nordeste com a MPB, originando o já conhecido e autêntico forró pé-de-serra. No repertório da banda está presente a releitura de intérpretes e compositores aclamados pelo grande público, como os imortais Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Marinês e sua gente, Dominguinhos, Zé Ramalho, Sivuca, Elba Ramalho, Pedro Sertanejo, João do Vale, Flávio José, Gordurinha, Antonio Barros e Cecéu, Alceu Valença, Xangai, Pinduca , Geraldo Azevedo, Banda de Pífanos de Caruaru, Trio Nordestino e os Três do Nordeste.

Além de homenagear os grandes nomes da música, o Bicho de Pé procurou inserir em seu repertório músicas de novos artistas populares como Lenine, Chico César, Jorge Ben Jor, Rita Lee, Zeca Baleiro, Mestre Ambrósio, Chico Science e Nação Zumbi, Banda Mafuá, Miltinho Ediberto, os Trios Virgulino e Xamego, Noca do Acordeon e Oswaldinho. O resultado deste trabalho, está em seu Primeiro CD “Com Os Pés Nas Nuvens”, lançado ano passado pela Paradox . Das 13 faixas, 6 são de autoria da banda. Um dos objetivos desse trabalho, é incentivar as pessoas a ouvirem música brasileira e cultivar em todas as idades a tradicional dança de Salão.

O disco é sucesso absoluto. Em apenas 3 meses alcançou a vendagem de 50 mil cópias. Hoje, na boca do povo, o Bicho de Pé, está entre as 10 bandas mais pedidas e executadas nas rádios de São Paulo e do Brasil, com a música “Nosso Xote”. composição da vocalista Janaína Pereira, cujo repertório é quase que inteiro assinado por ela.

A banda Bicho de Pé, que começou a ter seu reconhecimento justamente através da música "Nosso Xote", acertou em cheio na escolha da canção para fazer parte de seu primeiro CD, o que sem dúvida colaborou para sua projeção na mídia. Muito bem estruturado em sua melodia e harmonia, este xote pega as pessoas devagarinho, e quando bate no nosso coração, não tem mais jeito de largar. É só cantar junto o refrão: "iô, iô, iô, iô, iô, me encatei por teu olhar / moreno chega mais pra cá / meu dengo, vem me xamegar / iô, iô, iô, iô, iô, teu jeito de balancear o corpo inteiro / faz meu coração bater ligeiro / assim eu vou me apaixonar" que já dá pra sentir todo esse efeito.

Formada por Janaína Pereira (Voz e Percussão), Potiguara Menezes (Violão, cavaquinho e guitarra), Daniel Teixeira (Contrabaixo), Chica Brother (Percussão), Beto Montag (Percussão) e Olívio filho (Sanfona), a Banda Bicho de Pé já se apresenta em todo o circuito de forró de São Paulo e começou a ampliar seus números de shows mensais, apresentando- se em várias cidades e até em outros estados. Estivemos reunidos com Janaína, a vocalista da banda, que gentilmente, concedeu uma excelente entrevista para nós do MV Portal de Cifras. Confira tudo sobre a carreira do Bicho de Pé e as novidades que estão por vir!

SITE OFICIAL -> http://www.bichodepe.com.br

Contato para Shows: (0 xx 11) 5542.6497 -Gandaieira Produções(Falar com o Alberico e Tchan)
         

Marcus Vinicius Jacobson

Reportagem

Entrevista publicada no dia 07/05/2002

1) Como tudo começou?

Éramos todos forrozeiros, eu já conhecia o Chica pois ele trabalhava com sonoplastia nas peças teatrais de Cacá Rosset e o grupo Ornitorrinco, eu fazia teatro naqueles tempos, Teatro de rua, então uma amiga nos apresentou e ficamos amigos...um dia ele me convidou para vê-lo tocar forró num lugar chamado Remelexo, com um tal de Miltinho Edilberto...Fui assistir um show do Miltinho e fiquei de cara! Não é que ele era maravilhoso?as músicas, o jeito dele tocar aqule forró de viola caipira, (instrumento que aprendi a amar e tento aprender tocar até hoje) Eu nem conhecia o cara, não sabia que Miltinho seria um grande padrinho, ficamos muito amigos, e um dia, bastante tempo depois, ele me viu dando uma canja com o nosso queridíssimo Trio Virgulino (do qual eu sou fã incondicional pois foram e são figuras importantíssimas na minha carreira como cantora)...neste dia, me convidou para dar uma canja com ele naquela semana, lembro que apareci no KVA, era uma quinta-feira, Miltinho me chamou para subir no palco e cantar com ele,ai que medo, eu fui... eu conhecia de leve algumas músicas, mas o clima e o profissionalismo dos músicos me fizeram sentir em casa, então eu fui ficando, mesmo, no sábado comecei a integrar a banda dele, rápido assim...ele me apresentou o palco de uma outra maneira, me ensinou a manha do improviso, me deu muitos toques e trocamos experiências bem positivas, gravamos um Cd como a banda forró de viola, na época foi o Must em São Paulo.

A vocalista Janaína, interpretando um dos muitos sucessos da banda

O forró estava bem no começo da ascenção em casas como o KVA, fui backing vocal da sua banda por quase três anos, e ele me introduziu ao meio musical com confiança e carinho e me deu a liberdade de escolher outro caminho, com uma banda como a Bicho de Pé. De tanto frequentar os forrós conheci Daniel, o nosso contrabaixista, que me apresentou o Poti, guitarrista, violonista, "cavaquinista", arranjador, etc... e me convidaram para montar uma banda da forró misturando a MPB, proposta tentadora, então, liguei pro Olivinho, nosso sanfoneiro, (já havíamos tocado juntos algumas vezes com Miltinho), chamei Nazaré, que hoje é do Baião de quatro, o Poti ligou para um amigo flautista e clarinetista, Miguel, maestro formado por Berkley School , e a trupe estava formada...Lembro que fizemos apenas um ensaio geral e fizemos nosso primeiro show na mesma semana, a maior correria, mas foi demais, era amor...........nascia a banda Bicho de Pé em outubro de 1998! Tocamos com esta formação cerca de um ano, logo sairam Nazaré, para formar o Baião, Miguel, para voltar para a França, então chamamos o Chica para tocar conosco, ele trabalhava com uma porção de gente bacana, mas resolveu investir em nossa banda, aí, sim, chamamos o Beto, nosso outro percussionista, vindo da praia do rock&roll, batera de peso, afim de tocar um som que lhe emocionava demais: o forró! Desde a entrada do Beto, a formação permaneceu a mesma, a gente ganhou uma cara, cara de Bicho de Pé!

2) E o nome " Bicho de Pé", de onde surgiu?

Ah, sabe como é, dar um nome pra uma banda é uma tarefa árdua, depois de muita baboseira, pintou Bicho de Pé, todo mundo gostou, aí o Poti contou que tinha ido pra Itaúnas, um lugar lindo, uma praia no ES onde a galera forrozeira ia passar as férias e lá os trios tocavam em galpões de terra batida, e todo mundo dançava descalço ou de havaianas até o dia raiar, e voltava de lá com Bicho de Pé.....inclusive ele que pegou uns seis...háháhá! achamos ótimo! Taí um nome bacana! Tudo a ver com a realidade do nosso forró! Tem várias brincadeiras em torno do nome que surgiram depois, mas aquela coceirinha que faz vc querer dançar ao escutar o nosso som é que é o barato!!!!!

3) Hoje, na boca do povo, o Bicho de Pé, está entre as 10 bandas mais pedidas e executadas nas rádios de São Paulo e do Brasil, com a música "Nosso Xote". E aí, o povo pode aguardar mais sucessos por ai nas paradas?

Claro! Ainda tem outras músicas lindas no primeiro Cd que precisam ser trabalhadas como a faixa 1: Será, entre outras como, Doce Mel e Te esperando, além disso estamos preparando um outro cd para o final do ano de 2002

4) E por falar em Nosso Xote ela emplacou mesmo. Vocês já receberam o Prêmio Magníficos da Imprensa de São Paulo como melhor música do gênero forró. Como você se sente tendo esse trabalho reconhecido?

Pôxa, além de uma surpresa maravilhosa, uma honra, uma responsabilidade com a nossa arte e com o nosso público querido, me sinto realizada a cada dia por poder viver de música e trazer alegria e alento aos corações das pessoas, é uma sensação indescritível...Só temos de agradecer a todos que colaboraram para que fôssemos ouvidos pela galera, a Mídia, os contratantes, nosso escritório, nossa gravadora, todos que acreditaram em nós....e a Deus.....

5) Qual o momento que vocês perceberam que estavam no caminho certo?

Quando fomos convidados pela nossa gravadora para fazer parte de um Cd chamado Forró Universitário, o Nosso Xote seria o carro chefe do Cd, ficamos enlouquecidos e aí, tivemos a certeza de estar caminhando na direção certa com o carinho e paciência necessários...

              O grupo falando sobre um dos momentos marcantes da carreira

6) O cenário da música popular brasileira tem sido povoado há décadas por compositores do sexo masculino. A presença feminina no rol dos compositores não só é recente, mas ainda bastante tímida. E quase todo repertório do Bicho de Pé é assinado por você Janaína. Você se sente responsável pela projeção da banda na mídia?

Não sei se tem isso, não, acho que faço parte de um grupo e todos temos algo a acrescentar, eu trouxe algumas musicas, a galera arranjou junta, demos o tratamento devido a cada canção juntos, a nossa união é a responsável pelo crescimento da banda para a mídia, creio eu, é claro que sendo a vocalista, a única mulher, me destaco mais, mas isso não muda nossa ordem interna como parte de um todo, eu não seria uma cantora completa sem eles, e posso dizer que a recíproca é verdadeira......

8) O fãs do grupo gostariam de saber como estão os preparativos para o próximo CD. O que vocês estão planejando?

Estamos recolhendo repertório ainda mas já temos algumas surpresas para a galera, participações especiais, mas só vou contar detalhes mais pra frente, quando definirmos as data de lançamento do CD!Morram de curiosidade!!!!!!

A banda toda reunida: Descontração geral

7) Qual apresentação da banda desde o seu surgimento, que fez vocês se sentirem mais fortalecidos e emocionados?

Nossa, foram tantas, nem sei, dizer qual foi a mais importante é difícil, mas tivemos momentos maravilhosos, tocamos com Osvaldinho do acordeon, Dominguinhos, abrimos um show do Frank Aguiar, dois do Zé Ramalho, tocamos para 15 mil pessoas em Paraty... Tocamos muito com o Falamansa, Rastapé, Forroçacana, Com o Trio Virgulino, nem se fala..., enfim, foram muitos ...acho que cada show nos fortalece e une cada vez mais.

9) Vocês acham que este movimento, que é o Forró Universitário, tem uma longa duração na mídia ou é algo passageiro?

Claro que não, nunca foi passageiro, desde que Luiz Gonzaga nos deliciou com sua sanfona e suas interpretações magistrais do sertão e da realidade do Nordestino e apresentou o forró para nós, os sulistas, o forró tomou seu lugar nos corações dos nordestinos aqui aportados e de todos os que apreciavam a nossa boa música, desde então, Jackson, Trio Nordestino, Dominguinhos, Marinês, Carmélia Alves tiveram seu lugar no cenário musical da época e influenciaram artistas como Elba Ramalho, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Zé Ramalho, Alceu Valença, entre tantos outros, e, por fim, a nossa geração de forrozeiros, nascidos do caos da grande cidade, com vontade de expressar nossa influência na música regional e popular, nada mais autêntico.....nada mais oportuno para uma geração confusa entre bundinhas e músicas enlatadas, sucessos fabricados, letras obscenas e de péssimo gosto, e em contra partida a tudo isto, o nosso forrózinho, que veio encantando oe guetos devagarinho e tomando grandes proporções com a ascenção de bandas da galera como o Falamansa (de quem gravamos a música ASAS) e o Rastapé , enfim o nosso movimentinho tímido tinha ganhado espaço! Que legal, e tem pra mais gente bacana, como o Trio Virgulino, O Peixelétrico, O Circuladô de Fulô, O Baiãode4, entre outras....Que bom..........espero que dure mais ainda e que outras bandas apareçam e ajudem a melhorar a qualidade da música que está sendo feita! Salve São Luiz Gonzaga!

10) Mande um recado final pra toda galera que curte o Bicho de Pé para os que ainda não puderam acompanhar o trabalho de vocês de perto.

Olha, galera, aguardem as surpresas que vem por aí, um novo show, com cenário e luz, com canções inéditas e regravações de sucessos do forró, imperdível, e fiquem de olho no nosso site: www.bichodepe.com.br quem sabe você encontre em nossa agenda um show pertinho da sua cidade, ou na sua cidade, e venha conhecer nosso forró, acho que vocês vão se amarrar e dançar pra valer. Pelo Site, as pessoas podem entrar em contato com a gente, mandar emails, tem fotos, estórias engraçadas, as cifras das músicas, uma porção de coisas, dê uma olhadinha.......   Muito obrigada a todos, um beijo carinhoso e até já!

A galera agradecendo ao carinho do público

VOLTAR | ATUALIZAR | AVANÇAR