ENTREVISTA ESPECIAL : Biro do Cavaco

O samba do mestre Biro
Com uma genialidade no cavaquinho, Biro do Cavaco é um dos expoentes do gênero e já tem seu nome na história do samba

Intérprete, professor, músico e arranjador. Esse é Silvio Mariano dos Santos, mais conhecido no meio artístico como Biro do Cavaco. Natural de Campinas e com mais de 20 anos de carreira solo, Biro vem se consolidando como porta voz de grandes sucessos do samba tais como: Jéssica, Aquarela, Minha Paz, Procura, Conselho Amigo, Tudo e Nada, Amanhã tem Pagode, entre outros. Seu carisma é tão grande que Negritude Jr, Neguinho da Beija Flor, Jair Rodrigues, Olodum, por exemplo, já o requisitaram para gravações em seus respectivos CD`s. Isso sem falar no exterior. Só pra ter idéia, Biro do Cavaco despontou em turnês internacionais visitando países como Equador, Costa Rica, Guatemala, El Salvador, Honduras e Japão.

A história de Biro do Cavaco é recheada de experiência. Ele estreou na carreira solo em 1984 e, desde então, lançou 8 trabalhos oficiais. Foi integrante do inesquecível grupo Originais do Samba e naturalmente seu sucesso acabou se construindo através de seu primeiro CD independente, com destaque para a música Jéssica. Em 1985 e 1987, lançou o segundo e o terceiro trabalho, respectivamente, pela Gravadora Copacabana. O quarto  foi lançado pelo próprio selo, Biru's Produções. Neste disco, destacam-se as músicas: Tudo e nada, Conselho de amigo e Procura.

Em 1995, realizou nova turnê de seis meses em Tóquio com sua banda, onde começou a preparar o quinto CD, Essência, no qual foram gravadas 14 músicas, sendo oito delas grandes sucessos extraídos dos quatro CDs anteriores lançados pelo artista. Essência contou com a participação de grandes músicos e compositores na elaboração e ainda a participação de Adilson Caveira (irmão de Biro) cantando a música Aguardente. Inicialmente lançado pela Gravadora Paradoxx Music, este trabalho foi relançado pela Biru's Produções e distribuído pela Eldorado. Nos anos seguintes vieram Minha Paz e Biro do Cavaco ao Vivo.

Após cinco anos sem gravar um novo álbum, tempo este em que Biro trabalhava seu CD ao vivo entre outros projetos, o artista voltou ao cenário musical em 2007 com o disco intitulado Amanhã tem Pagode. Este álbum, como o próprio título sugere, traz um repertório mais alegre com vários partidos e sambas de fácil assimilação, além de regravações como Cabeça Feita, de autoria de Jackson do Pandeiro e que conta com a participação do percussionista Marco Bosco. O CD mostra também uma faixa instrumental visando a galera que gosta de dançar samba rock.

Ainda comemorando seus mais de 20  anos de carreira, Biro lançou mais recentemente no mercado o disco Meu Repertório. Trata-se de uma coletânea das músicas que mais se destacaram em seus 8 trabalhos fonográficos já produzidos. O álbum é basicamente o repertório de seu show. As gravações são todas originais da época em que as músicas fizeram sucesso. E é por essas e outras que Biro do Cavaco jamais será esquecido no mundo do samba, pois ainda tem muito para proporcionar para esse universo.

Confira, abaixo, a entrevista que fizemos com Biro do Cavaco e saiba mais detalhes sobre sua carreira !

Site:

http://www.birodocavaco.com.br

Marcus Vinicius Jacobson

Reportagem

Entrevista publicada no dia 11/10/2012

1) Qual o balanço que você faz de toda sua carreira até aqui ?

Balanço extremamente positivo, uma vez que o meu primeiro objetivo era somente ser um músico conceituado; me tornei um artista com sucessos consagrados, dono de escola e professor de música, dono de bar super conceituado durante 14 anos.

2) Você se consolidou com sucessos como: Jéssica, Aquarela, Minha Paz, Procura, Conselho Amigo, etc. Esperava que as coisas acontecessem tão depressa ?

Tudo na minha carreira aconteceu de forma natural; é claro, com muito empenho , mas hoje olhando para trás reparo que não só o sucesso aconteceu rapidamente mas também o tempo, afinal são 22 anos de carreira e parece que foi ontem que eu estive no Japão.

3) Você é intérprete, professor, músico e arranjador. Qual dessas funções você tem mais paixão e por que ?

Tudo que se refere á musica me fascina desde sempre, é um privilegio poder exercer os diversos caminhos da profissão, mas como eu disse anteriormente o meu objetivo desde pequeno era ser um músico, portanto ai está minha paixão.

4) Fale pra gente sobre seu mais recente trabalho.

Na verdade o meu mais recente CD é uma coletânea dos meus maiores sucessos ao longo da carreira, além de algumas músicas inéditas e com algumas participações. Tem também como de costume, uma faixa instrumental. Me interessa sempre em meus trabalhos, a satisfação de que tudo esteja do meu agrado: arranjos, melodias, letras, a parte técnica etc.....tudo isso pode se concretizar nesse trabalho; estou contente com o resultado.

5) Como você está vendo o mercado do samba e pagode atualmente?

Vejo que a nova geração do samba está mais profissional e isso é bom; arranjos bem elaborados e os novos músicos estudando e se dedicando e mostrando competência, afinal de contas é também um mercado competitivo.

6) Você já atuou como músico no grupo Originais do Samba e se consolidou numa carreira solo. O que te fez apostar nesse tipo de carreira ?

Como eu disse as coisas aconteceram de forma natural, quando gravei o 1° “LP” o sucesso mudou para sempre o rumo do trabalho que eu vinha até então fazendo, não foi pré-meditado, aconteceu! Gravei a música “JÉSSICA” entre outras apenas para homenagear o falecido amigo e compositor da obra (TATÁ), e ela acabou “estourando” em todo o Brasil.

7) Biro, você já passou por turnês internacionais visitando países e sempre com muito destaque. O que isso lhe proporcionou musicalmente falando ?

Novas experiências sempre acrescentam em qualquer profissão, no meu caso foi mais cultural conhecer os costumes de povos diferentes, idioma, comida e também a música.

8) Você é padrinho de vários grupos de pagode. Tem algum em especial que você esteja apostando no momento ?

Eu vejo que hoje o que faz um grupo decolar é na verdade é o investimento que se faz , e claro além do carisma, talento etc... no momento não tenho nenhum afilhado.

9) Quais seus próximos planos dentro da música ?

Continuar com a minha verdade musical ou seja; gravar um novo cd com musicas que tenham conteúdo que é o que eu gosto, continuar influenciando a nova geração com minha escola de música e quem sabe abrir um novo Biru’s Bar.

10) Deixe seu recado final para todos os seus fãs espalhados pelo país afora

Muito obrigado pelo carinho de sempre, espero surpreende-los De forma positiva com a minha música e meu cavaco, continuem me prestigiando até o nosso próximo encontro.

VOLTAR | ATUALIZAR | AVANÇAR