ENTREVISTA ESPECIAL :    Cecéu Muniz

Uma nova aposta do mercado

Cecéu Muniz conquista seu espaço no meio e consegue criar uma identidade musical em pouco tempo


Cecéu Muniz: Talento a serviço da música brasileira

Sem perceber Cecéu Muniz foi chegando de mansinho ao mercado musical e conquistando uma legião de fãs pelo Brasil a fora. Hoje, mais amadurecido e com uma bagagem impressionante, figura entre uma das principais revelações da música dos últimos anos. Sua voz grave e afinada aliado aos seus diversos estilos de interpretação fazem deste cantor a nova aposta da indústria fonográfica. Quem não se recorda dos sucessos inesquecíveis como o dançante "Mexe a Lomba Lomba" e o samba romântico "Sem Perceber" que foram os grandes responsáveis pelo país conhecer esse jovem artista, nascido e criado no bairro Cidade Adhemar, Zona Sul de São Paulo.

Marcelo Muniz, seu verdadeiro nome, sempre conviveu com o sucesso batendo à sua porta. Ele iniciou sua carreira imitando as estrelas do samba, até que em 1997 participou de duas faixas do CD "Remix Samba". Nesse mesmo ano as coisas começaram a acontecer para o cantor. Cecéu entrou para o grupo Gera Samba, não como vocalista, apenas para tocar cavaquinho e violão. Mas o grupo, percebendo seu potencial vocal e sua "bagagem musical", resolveu colocá-lo frente aos vocais em duas músicas durante os shows ao vivo. Daí então a sua sorte estava lançada: um sucesso estrondoso que o fez optar por uma carreira solo.

Seu disco de estréia "Sem Perceber" teve bastante repercussão. O álbum apresentava 14 faixas e muitas misturas.Como já foi dito anteriormente, Mexe a Lomba Loba e Sem Perceber foram os carros-chefes. Nesse primeiro trabalho deu pra notar que o paulistano apostou alto compondo, cantando e tocando diversos instrumentos. Agora, o cantor lançou já seu segundo CD solo, intitulado "Mais Uma Vez", via Paradoxx Music.  Fazendo um verdadeiro "mix" de suas influências musicais que vão desde o Samba Raiz, passando pelo Samba Romântico, Axé, Pagode e Pop. Cecéu produziu o CD, tocou violão em todas as faixas, e ainda assinou a autoria de 13, das 15 faixas do CD. O novo álbum  reflete um maior amadurecimento musical do cantor e traz também maior diversidade de estilos em relação ao primeiro disco.

Esse trabalho vem consolidar a carreira desse grande profissional, pois o disco já é sucesso em todo Brasil. Ele é recheado de bons momentos, e vale destacar três faixas em especial: o samba romântico "Mais uma Vez" que também dá titulo ao CD, o samba axé "Molem Molem" e a dançante "Todo Duro'. Apostando na variedade de estilos, "Mais uma Vez" traz samba, as várias vertentes da axé Music, partido alto com elementos da música negra americana, pop e reggae de forma mais marcante e promete repetir o sucesso do primeiro CD do cantor, ou até mesmo superá-lo.

Estivemos reunidos com Cecéu para que ele nos falasse mais sobre sua carreira, seus planos e sua missão na música que até então vem provando ser um profissional correto que vence na vida com canções bonitas e sensuais distanciando-se ao máximo da baixaria.

Site:

http://www.ceceumuniz.zip.net

Marcus Vinicius Jacobson

Reportagem

Entrevista publicada no dia 31/08/2004

1) Você começou como instrumentista no Gera Samba. Quando se deu conta que levava jeito pra cantar também?

Quando tocava com eles eu é quem passava o som do microfone dos vocalistas e sempre a gente passava uma música pra ver se o som geral estava bom. Todo mudo elogiava ao me ver cantando. Aí eu percebi que levava jeito pra cantar.

2) Como encarou essa responsabilidade de entrar num mercado naquele momento onde você era pouco conhecido ?

Eu encarei muito confiante que conseguiria chegar a algum lugar, pois o meu trabalho foi feito com muito amor e dedicação , tinha certeza que daria tudo certo.

Cecéu e o enorme carinho dos fãs que lotam seus shows

3) Fale pra gente um pouco da sua relação com o samba e axé ?

Eu adoro o samba e o axé , confesso que até 96 eu não conhecia muito sobre axé, mas depois que entrei no Gera , esse ritmo começou a fazer parte da minha vida. Gravei mexa a lomba lomba em 2000. Muita gente desacreditou , dizendo que o axé estaria acabando. Hoje me sinto muito feliz em poder fazer parte da nova fase do axé em relação ao pagode. Eu fui considerado o cantor revelação de 2003 com a música Sem perceber e consegui respeito nesse segmento , pois também foi um trabalho de qualidade e que mostrou-me ao brasil inteiro.

4) Suas músicas tem estilos diferentes mas dá pra perceber que tem fielmente sua identidade. É mais ou menos por aí?

É , eu consegui trazer identidade ao meu trabalho , hoje você ouve uma musica minha e ja sabe que é minha, mas isso levou um pouco de tempo

O cantor falando sobre seu novo álbum

5) Seu álbum de estréia foi o Sem Perceber. Desde esse início até o momento você mudou algo musicalmente falando ?

Mudou muita coisa , eu viajo muito pelo brasil e nosso pais é muito rico de musica , então estou sempre conhecendo e aprendendo mais sobre nossa cultura musical e buscando tudo de bom que possa acrecentar o meu trabalho .

6) Fale pra gente sobre seu mais novo trabalho que já tem uma música bastante executada nas rádios.

Molem molem é hoje uma das músicas mais tocadas do brasil . Que é mais uma mistura do rap com axé que graças a Deus deu certo. As pessoas hoje entendem mais o meu trabalho , sabem que gosto de cantar vários estilos e sei também que para um resultado perfeito nada mais do que um trabalho bem feito.

7) Como você está encarando o mercado da música nacional atualmente ?

Acho bom , tem surgido muita gente boa de qualidade e com certeza tem lugar pra todo mundo.

8) Você compõe, canta e toca diversos instrumentos. Você já se sente um profissional completo ?

Um profissional sim. Eu faço o que realmente gosto nada além disso. Agora realizado ainda não. Ainda não cheguei onde quero , mas peço a Deus todos os dias pra me dar saude e oportunidades, pois ele é a chave do meu sucesso.

9) Quais são seus próximos projetos dentro da música?

No fim do ano estarei gravando um cd ao vivo reunindo os meus sucessos , algumas regravações e tambem músicas inéditas.Quero também poder mostrar o meu lado de intérprete , cantando música de outros autores , porque os meus cds tem quase todas as músicas de minha autoria .

10) Deixe um recado final pra todos que admiram seu trabalho desde longa data.

Eu quero agradecer a todas a pessoas que gostam do meu trabalho , e dizer que faço isso por amor a música. Saber que sou reconhecido por aquilo que faço de mais prazeroso em minha vida me deixa muito feliz. Muito obrigado a todos do "MVHP" pela força que sempre deram não só para o meu trabalho, mas em nome de todos os amantes do samba...um abraço !

O cantor dando seu recado final

VOLTAR | ATUALIZAR | AVANÇAR