A coluna musical mais comentada da Internet !

O sucesso da

música descartável


Interessados nas vendagens de discos criam músicas descartáveis e empobrecem a MPB

(10/10/2002)

Música Descartável hoje em dia é sinônimo de sucesso e dinheiro. Por incrível que possa parecer essa é a fria constatação a que podemos chegar. Acho que todos já sabiam disso, né? Basta ouvir as músicas mais executadas das rádios pra se ter uma noção do que estou tentando dizer. Tenho que concordar com os saudosistas: ``Ah, já não se fazem mais músicas como antigamente``. Porém, não adianta bater nesta mesma tecla, pois vão dizer que quem vive de passado é museu e que a cada século existe um estilo a ser seguido. Meu Deus do Céu, só que para quem cresceu escutando Tom Jobim, Chico Buarque, Caetano Veloso, Dick Farney, se deparar com ``artistas pré-fabricados`` é desanimador.

O motivo na qual escrevo esta coluna de hoje é decorrente dos vários e-mails que estou recebendo de pessoas cansadas dos ``Baba Babys`` da vida. Pois é, mas a maior responsável pela divulgação desse tipo de produto é a mídia. É ela quem escolhe e direciona para o ouvinte a música descartável. Eu, que faço parte da mídia, até porque sou da imprensa, posso afirmar, sem dúvida alguma, que a mídia tem um poder de persuadir muito grande. Poder este que influencia facilmente a mente das pessoas. No universo delas, acabam aceitando e exaltando essas canções como se nunca tivessem escutado antes.

E é aí que mora o perigo. Quando mais o público aceitar que esse tipo de música entre em suas respectivas casas, mais as Gravadoras fabricarão esses ``cantores de Karaokê`` e mais a mídia divulgará produtos descartáveis, que só estão na crista da onda, não porque são bons, mas dão ``money``no bolso dos grandes empresários. Eles estão pouco se importando se a música brasileira vai ficar pobre ou não. Querem poder ! E nós, que somos criticos, temos que aprender a conviver com isso.

A decadência da nossa música está tão grande que a cada dia que passa cresce assustadoramente o número de bandas e artistas com suas músicas descartáveis. Eu só espero que público tenha bom senso, pois são vocês, os únicos candidatos a virar esse jogo. A música nacional não pode ficar a mercê de invencionices de alguns interessados para vendagem de discos. Precisamos dar um basta nisso, antes que a música popular brasileira vire chacota lá fora. Espero que o público saiba reconhecer a boa obra e os veículos de comunicação também, pois nosso ouvido não é pinico!


Marcus Vinicius Jacobson

Jornalista e diretor do MVHP - Portal de Cifras
Sugestões de temas, ou elogios e críticas a esta coluna
envie um e-mail para redacao@mvhp.com.br

VOLTAR | ATUALIZAR | AVANÇAR