No Mundo da Música: Uma Coluna quinzenal sempre com um tema polêmico!

No Mundo da Música: Uma Coluna quinzenal sempre com um tema polêmico!

 

Pirataria:
A inimiga número 1


Gravadoras tentam acabar com a pirataria, mas falsificadores continuam lucrando

(25/11/2002)

Essa briga das gravadoras e dos músicos contra a pirataria de Cds parece não ter fim. Várias são as tentativas de se acabar com esse mal, mas pelo que dá pra perceber nem quando eu ficar velhinho esse caso vai ter uma solução. Primeiro se falou naquele projeto, proposto pelo Governo, que visava a numeração de CDs e livros. Até agora isso não saiu do papel e eu não vi mais comentário algum. Depois veio essa campanha maciça dos artistas incentivando as pessoas não comprarem Cds piratas. E agora a Emi-Odeon me anuncia uma solução que parecia ser o fim desse crime no país. Eu disse, parecia!

Pois é, eles aproveitaram o retorno da banda Paralamas do Sucesso, após a recuperação do vocalista Herbert Vianna, para testar essa nova arma que é usada, com eficácia nos Estados Unidos e na Europa. O CD Longo Caminho, que já vendeu 250 mil exemplares, apresenta um aviso na contracapa que garante que o álbum é a prova de cópias digitais. Aproveitando esse embalo, a Emi também está lançando os álbuns Exaltasamba ao Vivo e Qu4tro da Banda Natiruts, com o mesmo dispositivo.  Mas quem disse que isso aí adiantou???

O aviso não conseguiu intimidar os falsificadores. Só pra ter idéia da ousadia, eles reproduzem até mesmo a advertência impressa na capa original, que diz. "Esse álbum contém tecnologia que inibi cópias pessoais digitais. A tecnologia inserida não comprometerá sua execução na maioria dos equipamentos reprodutores, bem como na maioria dos computadores pessoais. Denuncie pirataria."

Parece brincadeira, mas não é. A coisa tá feia e pelo que parece, a única solução pra acabar de vez com a pirataria é diminuindo os preços desses discos. Pagar 30 reais num único Cd, em que nem todas as músicas são boas, é um absurdo. Se custasse, no mínimo, uns 10 reais, sem dúvida alguma a pirataria no Brasi, que, segundo a Associação Brasileira de Produtores de Discos, chegou a 50 % no ano passado, poderia diminuir e muito.

Num país onde os assaltantes tem armas mais poderosas que os policiais e, por muitas vezes, tem mais poder do que o próprio Estado, dificilmente vai se conseguir vencer a pirataria com essas tecnologias utilizadas em outros países. Gravadoras, artistas e empresários estão fazendo de tudo para acabar com esse crime. Os esforços deles são parecidos com o dos EUA que está desesperadamente tentando caçar o Bin Laden. Mas os falsificadores são espertos, como ele, e sabem melhor do que ninguém responder a altura a essa perseguição. Vamos ver que bicho vai dar isso aí. Eu só sei que tem camelô, perto de onde trabalho, vendendo 3 cds por 10 reais. É brincadeira?!?!?


Marcus Vinicius Jacobson

Jornalista e diretor do MVHP - Portal de Cifras
Sugestões de temas, ou elogios e críticas a esta coluna
envie um e-mail para redacao@mvhp.com.br

VOLTAR | ATUALIZAR | AVANÇAR