A coluna musical mais comentada da Internet !

Overdose
Estrangeira


Novo ano se inicia e com ele perspectivas de dias melhores ou não na música

(15/01/2003)

Que o Brasil é um país de muitos problemas em alguns dos setores mais importantes da sociedade isso todo mundo sabe. Agora, ver os empresários tentarem americanizar nosso país e ficar calado, aí já é demais ! O tema dessa minha coluna de hoje é justamente os efeitos que essa ``americanização`` está trazendo mais especificamente para o meio musical. Efeitos esses que podem contribuir para o enfraquecimento da MPB, principalmente no que diz respeito, ao surgimento de talentosos artistas, que sem espaço, acabam desistindo de tentar a sorte e voltam cedo pra casa com um sentimento de fracasso, mas fracasso esse imposto pela mídia que não tem a menor preocupação com a diversidade cultural.

É inadimissível a gente ligar o rádio e 60% da programação ser repleta de músicas estrangeiras. Isso quando nossos próprios artistas não inventam de cantar em inglês, espanhol, e por aí vai. Gente, temos que privilegiar o que é nosso ! Música que vem de fora pra entrar aqui não pode ser com essa facilidade toda. Tem que haver uma seleção, pois do jeito que está os nossos jovens artistas vão encontrar muito mais obstáculos pela frente. Se já é dificil pra eles conseguirem emplacar uma música nas rádios, pois tem que competir com os mais tarimbados, imagina agora com essa ``overdose`` de música estrangeira em nossos ouvidos. A pessoa ouve muito mais pela melodia do que pela letra, pois duvido que saibam trecho por trecho !

Só pra vocês terem idéia da gravidade do assunto ao qual estou me referindo, recebo e-mails de pessoas preocupadas com conhecidos ou familiares que não sabem citar pelo menos 5 nomes de músicas de artistas consagrados como Zeca Pagodinho, Roberto Carlos, mas dominam de A a Z toda a discografia dos ``pop stars`` AC DC, Kiss, Bon Jovi, etc...Isso não nasce com a pessoa. O que nasce com ela é a vontade de ouvir música. Agora, que culpa essa pessoa tem se a mídia em geral só apresenta o enfoque que lhes interessam.

E se não bastasse o imenso espaço destinado à música estrangeira no Brasil nas rádios e TV´s, ainda temos que aturar emissoras gastando os tubos pra trazer artistas de longe para um show privê, como Bon Jovi, Mariah Carey, U2... Bom é se pegasse esse dinheiro e investisse num Festival de Música Brasileira para podermos assistir de camarote as novas promessas que estão surgindo em nossa música. É dessa maneira que se fortalece a MPB e descobrem novos talentos. Do jeito que está, até os artistas brasileiros vão começar a criar álbuns em outro idioma com mais frequência. E isso já começou a acontecer...Os exemplos estão aí.

Estou cada vez mais convencido de que os meios de comunicação perderam o vínculo com o compromisso mais importante que eles têm, que é o de divulgar a informação e fazer com que as pessoas se aproximem da cultura, pelo rádio ou pela televisão. Antigamente, no Brasil, as gravadoras multinacionais investiam em selos regionais. Hoje, as rádios têm uma programação mandada de fora: ou tocam música estrangeira ou música brasileira pasteurizada, feita só para vender. Estão deteriorando nosso patrimônio cultural, principalmente no interior. Estão destruindo o que a gente tem de mais precioso e quem paga a conta é você consumidor. Vamos ficar atentos e cobrando o direito de ouvir o que queremos !


Marcus Vinicius Jacobson

Jornalista e diretor do MVHP - Portal de Cifras
Sugestões de temas, ou elogios e críticas a esta coluna
envie um e-mail para redacao@mvhp.com.br

VOLTAR | ATUALIZAR | AVANÇAR