A coluna musical mais comentada da Internet !

Profissão: Músico


Dublês de músicos ocupam o espaço do verdadeiro profissional

(01/04/2002)

Estamos no ano 2002. E por incrível que pareça, nos tempos de hoje, a profissão de músico está cada vez mais descaracterizada em nosso país. São tantos os dublês que aparecem por aí se intitulando músico que chego a ter pena dos que ralam pra caramba numa faculdade de Música para ter o diploma em mãos. Na coluna dessa semana gostaria de por em pauta a batalha de nós músicos nesse mercado. Mercado esse infestado de ``músicos farsantes`` que ocupam o lugar de quem estudou e se formou.

Recebo mensagens diariamente com pessoas que se consideram injustiçadas por terem talento, mas não reconhecido ao passo que outras que nem sequer estudaram estão no auge da fama. Pois é, antes de encararmos a profissão de músico no Brasil, devemos nos atentar para esse fato que é bastante comum acontecer. Infelizmente os dublês de músicos estão tirando espaço dos verdadeiros músicos. Isso é desanimador, visto que quem deseja entrar de cabeça nessa carreira acaba desistindo antes da hora por culpa do que relatei acima.

Mas ponho em questão o seguinte: será que não é preciso estudar e trabalhar mais pra ser músico? Eu tenho uma opinião pessoal, mas claro que estamos numa democracia e cabe cada um achar o que seria melhor seguir. Acredito que o músico que quer ser alguém na vida deva seguir exemplos dos caras que batalham muito. Imagine se Carlos Bala, baterista de Djavan, não tivesse estudado a beça e tivesse vivido apenas na ilusão de ser famoso? Mas não. Bala estudou pacas, tocou em banda de baile, tocou com pessoas boas, ruins, e hoje está aí. Esse é o verdadeiro músico.

Vamos pensar em ser músico como uma pessoa que quer ser engenheiro: precisamos ter a vontade, estudar muito, trabalhar - muitas vezes ganhando o normal de alguém em início de carreira, ou seja quase nada - e aquela pequena dose de sorte. Vamos pensar mais nisso como uma fórmula de sucesso em vez de ficar se lamentando pelo que os outros estão fazendo. Sei que é revoltante ver, na crista da onda, algum cantor que não sabe sequer ler uma partitura ou tocar um instrumento, se dizendo músico por aí. Mas lembre-se: Se já estudando e ralando continua difiícil, imagina se ficarmos parados no tempo e no espaço observando esses fatos acontecerem seguidamente? Temos que responder no campo de trabalho. Invista em sua carreira de músico. Não abandone ela por causa desses detalhes que mancham a imagem dessa profissão.

Cabe a nós, músicos, começarmos a debater para achar soluções aos nossos problemas. Caso contrário, é inevitável que sejamos vítimas de nossa própria ignorância social. Temos que entrar nessa profissão de cabeça erguida. Estudar e se aprofundar é preciso. Não deixe com que esses exemplos negativos se transformem em um espelho em sua carreira. Um dia teremos esse reconhecimento e quando ele chegar estaremos prontos para o sucesso.


Marcus Vinicius Jacobson

Jornalista e diretor do MVHP - Portal de Cifras
Sugestões de temas, ou elogios e críticas a esta coluna
envie um e-mail para redacao@mvhp.com.br

VOLTAR | ATUALIZAR | AVANÇAR