A coluna musical mais comentada da Internet !

As oportunidades continuam !


Mídia, aos poucos, começa a dar mais espaços para as bandas independentes

(05/04/2004)

Na coluna anterior acredito que acertei em cheio ao abordar as novas chances que a mídia tem dado aos novos talentos. Tanto que não pára de chover e-mails com elogios a minha postura de defender a classe e críticas ao mercado que está restrito ao jabá ou aos artistas com Q.I. E posso dizer que faço isso de coração. Não tenho contrato pra defender A ou B. Apenas não concordo com as poucas oportunidades que são dadas ao artistas e bandas independentes. E pra manter essa bandeira bem no alto, vou usar este espaço novamente para ajudar você que tem um trabalho legal, mas falta um algo mais pra isso ser apreciado pelo ouvinte. Ouvinte esse que fica bitolado com os produtos descartáveis que são distribuídos por aí, e mal sabem que a melhor fatia do bolo está no mercado independente. Digo isso com todas as letras e por experiência própria, já que recebo muitos Cds desses artistas e posso comparar com os que já estão no mercado há muito tempo e tocando a mesma coisa.

Em meio a esses e-mails recebi também informações importantes para esse mundo alternativo e independente e que pode vir a dar frutos no futuro pra essa galera que está ralando desde cedo, mas sem recursos pra ter o trabalho divulgado. A mensagem mais importante que selecionei foi a de Gilnei Hervano, programador musical da Rádio Ondas de Cabo Frio-RJ (desde 1997) e que já trabalou na mesma função na Fluminense-FM, conhecida como a Maldita (entre 1991 e 1994) e na Búzios-FM (95/96). Ele tem uma experiência bastante grande no assunto e está desenvolvendo um trabalho legal numa rádio de menor expressão, mas com uma mentalidade grande que é a de descobrir, trabalhar e incentivar novos talentos.

É bem verdade que Gilnei comanda um programa basicamente voltado para o rock, mas dentro dele são veiculadas muitas bandas alternativas que não tem espaço nas emissoras consideradas grandes. Já é um grande avanço. Espero que outras emissoras espalhadas pelo Brasil e que lêem nossa coluna me mandem alguma informação sobre espaço para novos talentos, em outros gêneros, a fim de eu divulgar pra todos vocês que lutam por um lugar ao sol.

Vale lembrar que no período em que esteve na Fluminense-FM, Gilnei teve o prazer de lançar uma fita dat com a música Tanto do Skank e depois o grupo mineiro estorou com o Homem que sabia demais na Transamérica. Muita gente não sabe, mas o primeiro show aberto do Skank no Rio de Janeiro, foi no Arpoador em agradecimento a Fluminense pelo lançamento da banda. O coordenador da Rádio na época era Ricardo Chantilly, hoje empresário do Jota Quest. Acho bastante louvável eu abrir este espaço aqui pra dar essas informações a vocês que estão na batalha diária.

Portanto você que tem algum material legal pra ser divulgado na Rádio Ondas FM de Cabo Frio-RJ (97,7),  mais particulamente no programa Ondas do Rock que acontece todos os domingos de 19hrs às 24hrs envie um e-mail pra gilneirock@pop.com.br pra que seu trabalho começe a ter uma repercusão na mídia. Todos os grupos que estão na crista da onda começaram por baixo pra depois crescer. Por isso nunca pense que começaremos por cima, já que a queda pode ser pior. Deus escreve certo por linhas tortas, moçada !

  • Outras Rádios voltadas para a música independente

Rádio Pirai FM -   105,9 (Programa Contramão)

Apresentado por Márcia Brasil, o programa já está no ar já 6 anos e é dado, desde o inicío, amplo espaço para bandas novas. A  idéia mestra do programa sempre foi tocar musica boa, de qualidade e que não se ouve normalmente em rádio. Só pra ter idéia, três quartos do programa são dedicados as bandas novas. Sintonize já e tenha a sua chance de mostrar seu trabalho para a mídia !

Link do programa: http://www.progcontramao.kit.net


Marcus Vinicius Jacobson

Jornalista e diretor do MVHP - Portal de Cifras
Sugestões de temas, ou elogios e críticas a esta coluna
envie um e-mail para redacao@mvhp.com.br

VOLTAR | ATUALIZAR | AVANÇAR