A coluna musical mais comentada da Internet !

Como se tornar

um bom músico


Saiba pode onde começar e o que fazer para conduzir melhor os seus estudos

(15/06/2007)

Ler muito ? Praticar mais ? Priorizar teorias? Dar ênfase aos solos ? Afinal, como posso iniciar meus estudos para me tornar um bom músico nesse mercado cada vez mais concorrido ? Essas são as principais dúvidas que lotam minha caixa-postal diariamente. São inúmeras mensagens com o mesmo sentido e que por isso achei sensato criar uma coluna somente para discutir esse assunto. Até porque se o aprendiz começar errado ele se perde no meio do caminho e o sonho de vencer na profissão pode virar um grande pesadelo. Vale lembrar que o simples fato de achar que não dá conta do recado nada mais é que a maneira errada como conduziu os ensinamentos. Por isso, discernimento, vontade, clareza, raciocínio, seriedade e pontualidade são fundamentais nessa hora.

Bom, vamos deixar claro que não adianta você achar que só praticando ou só lendo muito é que você vai virar um expert no assunto. Primeiramente temos que organizar tudo que envolve nosso aprendizado. Livros, apostilas e  teorias são necessários no primeiro instante. Psteriormente devemos criar um roteiro e desse roteiro elaborarmos um manual, na qual é preciso estudar cada tema como se tivesse que ``raspar o prato``. Lembre-se: apesar do trocadilho, o prato principal tem de ser sempre seus estudos.

Tem muita gente começando errado na vida. O bom músico não se faz da noite pro dia. Tem uma preparação especial até ser lapidado aos poucos. Essa dica serve tanto para os que estão numa Faculdade de Música como para aqueles que exercem a profissão por conta própria e sequer dependeram de Cursos Oficiais. O verdadeiro artista não é aquele que tem que saber tudo, mas tem que dominar as técnicas de sua área. As apostilas de nosso site, por exemplo, além de ajudar as pessoas que utilizam a música como um hobby, estão dando ótimos resultados para os que pretendem se profissionalizar. É de um material desses que o aspirante à música precisa se concentrar em seus primeiros esforços.

Em seguida, temos que nos atentar para o aperfeiçoamento. Isso se dá na forma prática de conduzir as coisas. Todo dia você deve separar 1 hora para ir aprendendo cada técnica de seu estudo, seja ele violão, guitarra, teclado, bateria, cavaquinho, baixo, enfim, o instrumento que for. A persisência, a força de vontade e a seriedade vão ser fundamentais nessa hora. Caso contrário, tudo pode ir por água abaixo e você se tornar um músico ``manco``.

Creio que a frase ``Desistir da luta Jamais`` tem de ser pregada no lugar onde você estuda. Pois muitas vezes vejo alunos desinteressados e desmotivados por achar o estudo difícil e complicado e acaba, com isso, amolecendo no aprendizado. Pautas, claves de sol, acordes, nada disso é um bicho de sete cabeças. É a gente que complica na verdade, por achar que não somos bons o suficiente para vencermos na vida. Não tente se diminuir. Quando você achar que está perdendo a guerra para o cansaço e o desinteresse, recorra a essa coluna, pois a motivação é a chave desse sucesso. Como sempre diz sabiamente o poderoso empresário Roberto Justus, ``se contentar com pouco é para amadores``.


Marcus Vinicius Jacobson

Jornalista e diretor do MVHP - Portal de Cifras
Sugestões de temas, ou elogios e críticas a esta coluna
envie um e-mail para redacao@mvhp.com.br

VOLTAR | ATUALIZAR | AVANÇAR