A coluna musical mais comentada da Internet !

A cura dos males
através do canto


Estudos recentes em Viena, na Áustria, comprovam que cantar faz bem para a saúde e combate diversos males

(29/04/2008)

Quem canta seus males espanta. Vocês já ouviram esse ditado, não é mesmo? Pois é, e agora está provado cientificamente que isso é a mais pura verdade. A notícia vem lá de Viena, na Áustria. Até pouco tempo, não existiam estudos científicos a respeito do assunto, mas resultados de pesquisas recentes confirmam, inclusive, que cantar deveria ser receitado pelos médicos. É o que afirmou a doutora Gertraud Berka-Schmid, psicoterapeuta e professora da Universidade de Música e Artes de Viena. Na opinião da especialista, cantar é um ótimo remédio para os males específicos do nosso tempo, porque equilibra o sistema neurovegetativo e reforça a atividade dos nervos parassimpáticos, responsáveis pelo relaxamento do corpo. Eu já tinha falado aqui ano passado que a música curava doenças, dando exemplos claros de pacientes recuperados. Agora, com essa mais nova descoberta, fico mais feliz ainda de saber que cantar não é apenas uma das formas de expressão mais antigas do ser humano, mas também pode curar muitos outros males.

Logo que vi a matéria na revista de medicina austríaca Medizin Populär, a guardei comigo para que nessa próxima coluna eu pudesse expor mais o assunto e debater com vocês essa mais nova constatação. Constatação essa que incentiva mais e mais professores, pais e médicos a estimularem as crianças e porque não os adultos, à prática da cantoria. Inclusive na reportagem a especialista critica duramente os pais e mestres que tentam, de todas as maneiras, proibir as crianças de cantar porque não sabem, pois dessa forma as privam de sua capacidade de personificação e o acesso à experiência do som. Segundo ela, isso faz com que a consciência da personalidade mude, reduzindo seu desenvolvimento, porque poder levantar a voz, ser ouvido, ser reconhecido e aceito é de importância vital para um ser eminentemente comunicativo como o ser humano.

Logicamente é bem verdade que esses estudos sobre os efeitos benéficos do canto são recentes, mas não vejo nenhum mal os médicos começarem a recomendar essa prática com regularidade. Acho que a música não serve só pra emocionar, educar, chorar, se divertir, mas também para curar. A própria médica deu uma explicação bastante significativa para o assunto. Ela afirmou, com toda seriedade, que cantar é a respiração estruturada. A doutora diz isso baseada no fato do efeito fisiológico da respiração abdominal - a mais profunda -, que prevalece quando se canta e que se transforma em massagem para o intestino e em alívio para o coração. Além disso, garante a especialista, essa respiração fornece ar adicional aos alvéolos pulmonares, impulsiona a circulação sanguínea e pode melhorar a concentração e a memória.

Fantástico, não é mesmo? Mas ainda tem mais sobre esses estudos. Está provado que cantar gera harmonia psíquica e reforça o sistema imunológico, importantes frente a problemas tão freqüentes hoje, como transtornos do sono, doenças circulatórias e a síndrome de burnout - a exaustão emocional. Ainda mais nos dias de hoje onde o stress toma conta da vida de muitas pessoas do centro urbano e por esse motivo elas  não agüentam os próprios impulsos, se isolam, se bloqueiam e paralisam ou acumulam agressividade. E toda essa agressividade presa vai gerando não só mudanças de comportamente nas pessoas, mas como também doenças terríveis. Por meio da voz, o ser humano é capaz de expressar seus sentimentos de tal maneira que pode se desfazer de uma série de más sensações.

Portanto se você está triste, deprimida ou enfrentando algum problema pessoal ou de saúde, jamais renuncie ao canto. Pode ser o problema que for, mas é cantando que seus males vão sumindo. Não importa se é desafinado, se canta sozinho, em dupla, em coro ou no banheiro. O que importa é jogar fora toda ira acumulada através desse canal que é a música. Afinal, de repente em meio a essas cantorias, você pode auto se descobrir e querer mudar urgente de profissão !


Marcus Vinicius Jacobson

Jornalista e diretor do MVHP - Portal de Cifras
Sugestões de temas, ou elogios e críticas a esta coluna
envie um e-mail para redacao@mvhp.com.br

VOLTAR | ATUALIZAR | AVANÇAR