A coluna musical mais comentada da Internet !

Violão: um estudo que depende de você


Confiança, atitude e persistência mostram que caminham lado a lado para no aprendizado do violão

(21/01/2009)

Estou voltando de minhas merecidas férias e já chego tendo que escrever uma coluna de música. Como qualquer pessoa que fica dessintonizada de qualquer assunto durante esse período de recesso, comigo não foi diferente. Estou desde o final do ano passado sem saber o que passa no mundo da música. Bom, mas como sou um profissional sério, não poderia deixar de ler alguma coisa. Afinal, aprendi em minha profissão que antes de escrever pra qualquer área, devemos nos inteirar primeiro a fim de saber o que está acontecendo. Mas confesso que me desiludi com essa regra. A sensação é de que o mercado parou, os cantores e artistas sumiram e nada mudou. Não vi rigorosamente nenhuma notícia que pudesse ser tema dessa primeira coluna do ano. Aí pensei, pensei, fui checar os meus e-mails e cheguei a conclusão de que o assunto mais apropriado pra essa ocasião, na qual as pessoas estão mais em casa, nosso site tem mais acessos, seria a facilidade de se tocar um violão !

É minha gente, o estudo do violão não é nenhum bicho de sete cabeças como muitos consideram. Acho que as pessoas tem uma impressão errada do violão. Peço, desde já, que não fique fuçando fóruns de internet sobre esse assunto, onde tem muitas pessoas que escrevem algumas coisas que não tem nada ver. Procure também não ouvir os que ``acham`` algo. Pra se dar uma opinião sobre esse assunto é necessário autoridade de quem já conviveu ou convive com esse aprendizado. Leio diariamente pessoas desesperadas, achando que por já terem 60 anos, é muito tarde para iniciar um curso. Ora, pra se aprender violão, inicialmente, a pessoa tem que tirar da cabeça todos esses preconceitos e estigmas. O sucesso desse estudo depende, em primeiro lugar, do emocional e da mente do indivíduo. Caso contrário, o fracasso é certo.

Logo em seguida devemos ter em mente que as pessoas sofrem com antecipação, só de ler algo sobre as famosas pestanas. Basta alguém falar em "pestana", que muita gente já começa a pensar em desistir. Afinal, a pestana tem sido o carrasco responsável por alguns dos maiores traumas no estudo de instrumentos de corda em geral, sem falar na dor, sem falar na demora para trocar de acorde quando aparece uma pestana pela frente. Na verdade, a pestana existe para facilitar a troca dos acordes. Ela é necessária ! As pessoas reclamam de dores no polegar, no indicador e no músculo que fica bem no meio deles. Isso acontece devido aos músculos envolvidos no processo não estarem desenvolvidos o suficiente para fazer o trabalho, e acabam entrando em colapso, prejudicando o som e doendo. Mas pra tudo na vida tem uma solução. Aqui, o caso não é diferente. A dica que dou é que você use somente o polegar e o indicador , fazendo uma pestana simples na primeira casa do seu instrumento. Logo em seguida aperte o dedo indicador da mão esquerda sobre todas as cordas e toque uma vez só. Depois avance uma casa, aperte as cordas e toque de novo uma vez só, repetindo até a sétima casa.  Pra mim essa técnica foi muito produtiva. Segui as orientações de minha profissional e hoje acho a pestana a coisa mais simples do mundo !

Outro problema que faz os iniciantes abandonarem o estudo do violão é a troca de acordes durante o acompanhamento de uma música. Como todos sabem a mão esquerda fica parada em uma posição e a mão direita fica conduzindo o ritmo, até trocar a posição da mão esquerda e assim por diante . Muitos se atrapalham nessa hora, atrasando dessa forma o ritmo. Mais uma vez, digo e repito: existem maneiras de aliviar essa situação e lhe deixar mais confiante nesse estudo. A dica que passo é que antes de executar uma canção escolha três acordes bem diferentes entre si. Por exemplo: G / B / G#m . Faça cada acorde e toque uma vez só, seguindo uma sequência. A medida que você vai repetindo esse método, execute uma sequência cada vez mais depressa, até não precisar mais pensar antes de tocar qualquer um dos três. Em minutos você vai perceber que a mão já vai indo "sozinha". Portanto, antes de  tocar uma canção e achar que não vai conseguir, passe toda a sequência de acordes presentes nela, para você ir se acostumando e ficar craque na hora da condução da música.

Bom, acho que consegui falar dos principais problemas que fazem uma pessoa ao desistir do estudo do violão ou de qualquer instrumento. Se você tá desanimado, achando que nada vai dar certo e que não vai dar conta do recado, já te adianto que você é uma pessoa desacreditada. E como toda pessoa desacreditada não pode figurar em nenhuma área de atuação, até porque a confiança, a persistência a vontade de vencer é que caracteriza um indivíduo promissor. Lembre-se que o violão não é para você acumular mais estresses, mas sim um hobby gostoso onde você irá perceber que é a melhor terapia para a sua mente. Boa sorte a vocês e avante aos estudos !

* Adquira aqui o método completo de Violão e domine mais seu instrumento !


Marcus Vinicius Jacobson

Jornalista e diretor do MVHP - Portal de Cifras
Sugestões de temas, ou elogios e críticas a esta coluna
envie um e-mail para redacao@mvhp.com.br

VOLTAR | ATUALIZAR | AVANÇAR