ENTREVISTA
ESPECIAL : Detonautas
Do
mundo virtual para os palcos
Banda formada pela Internet é a mais
nova sensação do rock nacional
Tudo começou através de um computador, mais precisamente em uma sala de bate-papo na Internet, onde um rapaz chamado Tico resolveu perguntar aos outros internautas se eles sabiam tocar algum instrumento, pois ele estava interessado em montar uma banda. Logo foram aparecendo algumas pessoas interessadas nessa proposta que, inicialmente, era um sonho, mas nada impossível para os que buscam um ideal. O primeiro aparecer foi Tchello. Ele morava em Ilhéus, na Bahia, e sempre entrava na Internet para encontrar o pessoal do Rio. Daí, então, conheceu Tico, e marcaram de se encontrar no Rio, em um posto de gasolina em Ipanema. Depois eles conheceram outro internauta, Renato (guitarra). Aos poucos, os outros integrantes da banda foram entrando pelo mundo "real". Formada por Tico Santa Cruz (Vocal) Tchello (baixo), Renato Rocha e Nettinho (guitarras), Fabio Brasil (bateria) e DJ Cleston (pick ups e percussão), a banda começou chamar a atenção em outubro passado, quando abriu os shows do Red Hot Chilli Pepers, no Brasil. O público se surpreendeu com uma banda nova e desconhecida abrindo o show de um dos grupos de maior destaque intenacional. Porém, não demorou para que os novos músicos virassem sucesso no país. Apesar das dificuldades, a persistência e determinação transformaram o Detonautas em uma banda de verdade. Com a música Outro Lugar, a banda caiu na boca de jovens pelo país inteiro. Agora eles pretendem se dedicar ao disco de estréia, "Detonautas Roque Clube" e mostrar que vieram para ficar. Em 2001, por exemplo, foram considerados a revelação do Mada (RN) e receberam diversos elogios de artistas como Gabriel o Pensador, Filipe Seabra (Plebe Rude), Arnaldo Brandão, entre outros. Agora com o hit Quando o sol se for no topo paradas de todo o Brasil, a banda vem provando que tem qualidade para manter a chama do verdadeiro rock acesa. Influenciados pelas bandas dos anos 80, os Detonautas querem provar que o grupo é bem original e diferente de tudo que está sendo oferecido pela mídia. Fizemos uma entrevista com o vocalista da banda, Tico Santa Cruz, que vai nos mostrar como estão os preparativos para os próximos meses, além de contar um pouco sobre a história desse grupo que já é a sensação do rock nacional . Confira ! |
Marcus Vinicius Jacobson
Reportagem
Entrevista publicada no dia 27/05/2003
1) Vocês se conheceram pela Internet e hoje são uma das principais revelações em termos de rock nacional. Acreditavam que esse reconhecimento viesse tão rápido? Primeiro obrigado pelo elogio em nos considerar uma das revelações do rock nacional , ficamos muito felizes quando as pessoas dão esse valor a mais para o nosso trabalho . Respondendo a pergunta , não foi tão rápido assim. Nosso trabalho sempre foi baseado em muita fé , dedicação , esforço e união . O Detonautas existe a 6 anos , imagina que um cara quando entra na faculdade estuda 4 anos , depois mais dois de pós e ai sim vai conseguir um emprego , geralmente não entrega seus finais de semana , nem feriados e muito menos acorda domingo as 6 da manhã para entregar um trabalho onde quer que fosse necessário . Dormimos e acordamos Detonautas desde 97 , não tinha horário , local e nem nada que pudesse nos tirar dessa vontade de fazer música , escolhemos fazer nossa verdade , escolhemos o Rock , o "sucesso" que muitos consideram ser "estourar" uma música de trabalho ou duas , pra gente e ter uma carreira de 10 20 anos e poder trabalhar a vida toda fazendo o que se ama . Sendo assim só podemos falar de sucesso daqui uns 4 ou 5 cds !!!! 2) Conte pra gente mais detalhes sobre o primeiro Cd de vocês ? Fomos para o MADA (2001) um festival em Natal - Rn e lá nos consideraram uma revelação . Um empresário chamado Marcelo Guapyaçu estava querendo voltar com a TOP TAPE como gravadora e assim nos convidou para gravar um disco . Orçamento e custos baixos . Ensaiamos muito , escolhemos 10 faixas e convidamos o Fernando Magalhães para produzir o disco , tudo na amizade tendo em vista que não havia verba . A Top Tape desistiu de voltar e nós insistimos em gravar o disco . Fizemos !!!! Gravamos como deu , com muita boa vontade de todas as pessoas envolvidas , as 10 músicas são reflexo de 4 anos de muito trabalho , nosso repertório que as pessoas estão escutando agora começou a ser composto em 99 . O Detonautas passou por várias formações até se firmar como hoje .Gravamos o disco independente , fiz capa , corri atrás de um monte de liberações burocráticas .. coloquei em prática com os meus amigos a questão do Faça vc mesmo e lançamos em 2002 o disco no MADA novamente . Vendemos 100 discos num fim de semana .
4)Muitas das músicas das bandas estão estouradas nas principais rádios brasileiras. Como é a sensação de ter esse trabalho reconhecido pela mídia e pelo público ? Ficamos felizes com o reconhecimento , mas como falei ainda temos um longo caminho pela frente , sucesso pra gente é ter uma carreira vitoriosa e hoje temos a chance de batalhar por isso com novas armas . Vamos dedicar nossa cabeça e nossa alma para que isso se torne real . É bom ver que muita gente escuta hoje o que falamos a muito tempo . 5) Como foi abrir os shows do Red Hot Chili Peppers no Brasil? Fantástico , principalmente pela humildade dos caras . Muitas portas abertas e muita gente querendo saber como uma banda desconhecida como o Detonautas era na época encara um Pacaembu com 50 mil pessoas sedentas por RHCP e não toma nenhuma vaia ! Isso é fé !!! 6) Quais os principais obstáculos que vocês passaram para atingir esse nível de hoje? As dificuldades normais de toda banda . Lugar para tocar , equipamento , falta de respeito de alguns produtores , empresários , jornalistas , gravadoras , rádios e etc . Vc só passa a ter valor se conseguir convencer a todas essas correntes que sua música tem um valor comercial .Mas música é arte e arte deve ser tratada antes de tudo com sensibilidade e para isso tivemos que nos armar de muita determinação , porque na verdade o que buscamos foi sempre atingir um objetivo em comum que era tornar o Detonautas parte do Rock nacional , para isso tivemos que conquistar um público primeiro e para conquistar um público vc precisa ser verdadeiro . O sucesso comercial é como qualquer produto , é muito fácil uma gravadora pegar um artista e molda-lo , traçar um plano de Marketing e vende-lo goela abaixo . o Difícil é este artista ter algo a dizer de forma que isso mude alguma energia e retorne em forma de reconhecimento . As dificuldades existem até hoje , entramos na gravadora desacreditados , viajamos por conta própria para vários lugares onde o poder da gravadora não chegava e fizemos a nossa música tocar .Na verdade , tudo é muito difícil no Brasil , vc mata um leão por dia , mas se faz por amor ... nada é difícil .
8) Qual foi a sensação de participar de um mega evento, o Coca-Cola Vibezone ? Particularmente nossa maior emoção foi estar tocando no Rio de janeiro nossa casa e tendo o público a nosso favor . Isso é uma vitória também . Fomos rotulados por bandinhas e pessoas que acham que o underground é somente a galerinha deles que se junta pra fazer um som num lugar e pronto . Você não precisa fazer o caminho que as pessoas dizem para chegar a algum lugar . O Detonautas sempre foi independente , sempre fez acontecer , sem precisar fazer parte de nenhuma panelinha . Sendo assim tocar no Rio e num evento como o que rolou na barra e ver a galera pulando e cantando o show todo é uma resposta a todos que achavam que o Detonautas não ia conseguir respirar!!! Não só respiramos , como pulamos , e nos divertimos muito com toda galera na paz . Isso é um começo .
|