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  Mini-Curso Básico de Gaita Diatônica
 
    Guia de introdução para o estudo da Gaita Diatônica
 

Capítulo 2: Diferença ente Gaita Cromática e Diatônica

Entre os diversos tipos e modelos de Gaitas que existem no mercado, os mais conhecidos são as Cromáticas e Diatônicas

Além do tamanho, estes dois tipos de Gaitas possuem muitas diferenças, as quais serão mostradas a seguir:

  • Gaita Cromática

Existem dois modelos de Gaitas Cromáticas no mercado, que são as seguintes:

* Gaita Cromática 48 vozes

- Possui escala cromática relativa ao tom da Gaita.

- Possui 12 orifícios.

- Possui 3 oitavas.

* Gaita cromática 64 vozes

- Possui escala cromática relativa ao tom da Gaita.

- Possui 16 orifícios.

- Possui 4 oitavas.

A escala cromática possui as notas naturais: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si, que são obtidas sem o uso da chave, e os acidentes: Dó#, Ré#, Fá#, Sol#, Lá# ou Réb, Mib, Solb, Láb e Síb, que são obtidas com o uso da chave.

Sendo assim, cada orifício da Gaita Cromática possui 4 notas ou 4 vozes:

2 sem o uso da chave (soprado e aspirado).

2 com o uso da chave (soprado e aspirado).

Para memorizar

Cromática 48 vozes - 3 oitavas - 12 orifícios.

Cromática 64 vozes - 4 oitavas - 16 orifícios.

  •  Gaita Diatônica

- Possui escala diatônica relativa ao tom da Gaita.

- Possui uma escala completa (do orifício 4 até o 7).

- Possui uma oitava com ausência do IV e do VI graus (do orifício 1 até o 4).

- Possui uma oitava com ausência do VII grau (do orifício 7 até o 10 ).

Os graus ausentes nas regiões graves e agudas são obtidos através da técnica de bend aspirado (região grave) ou soprado (região agudo). Esta técnica será abordada com a devida atenção no decorrer deste método.

Capítulo 3: Teoria musical Básica

Uma das coisas que atrai muitas pessoas a tocar Gaita é o fato de que se necessita de muito pouco conhecimento musical para se aprender a tocar melodias com ela, de modo que o iniciante logo adquire um sentimento de realização. Isto é bom até certo ponto, mas se você realmente quer ir a fundo, é necessário reconhecer que todos os bons gaitistas estruturam o que eles tocam, quer seja conscientemente ou não, de modo que faça algum sentido musical. Por isso, passarei a seguir algumas noções básicas de teoria musical.

Tons e semitons (1/2 tom)

Semitom é o intervalo entre uma nota e a seguinte no piano, seja ela branca ou preta. É o menor intervalo usado na música ocidental.

Temos então, dentro da oitava, entre as sete notas musicais e suas doze subdivisões, o chamado semitom natural, entre as notas mi - fá e si - dó, e os semitons cromáticos, tendo neste caso que se fazer uso dos acidentes.

Tom: É o intervalo formado por dois semitons.

Acidentes: São sinais usados para mover as notas musicais.

Observando o desenho abaixo, podemos visualizar a oitava, os tons e os semitons claramente:

Piano

# (sustenido): Eleva um semitom

b (bemol): Abaixa um semitom.

Escala

Dá-se o nome de escala a uma séria de notas sucessivas, separadas entre si por tons ou semitons.

A escala pode ser ascendente ou descendente:

Ascendente - Quando parte da nota mais grave para nota mais aguda da escala.

Descendente - Quando parte da nota mais aguda para nota mais grave da escala.

Graus

Cada nota da escala maior recebe um número a partir da sua localização em relação a primeira nota da escala. Estes números são os graus, que são escritos em algarismos romanos e são colocados em cima de cada nota da escala e recebem a seguinte denominação específica:

I Grau - Tônica ou fundamental

II Grau - Supertônica

III Grau - Mediante

IV Grau - Subdominante

V Grau - Dominante

VI Grau - Superdominante

VII Grau - Sensível

VIII ou I Grau - Tônica ou fundamental (8ª acima)

Ex. Escala de Dó Maior

I             II          III           IV           V             VI             VII           VIII

C           D          E             F           G             A              B                  C

 1TOM     1TOM   1/2TOM   1TOM    1TOM       1TOM          1/2TOM

Naturais
A= La
B = Sil
C = Do
D= Ré
E = Mi
F = Fa
G = Sol
Acidentes
Db= Ré bemol
EB = Mi bemol
F# = Fá Sustenido
Ab= Lá bemol
Bb = Si bemol
F = Fa
G = Sol

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