ENTREVISTA ESPECIAL : Pedrinho do Cavaco

O jovem valor do samba
Pedrinho do Cavaco confirma todas as expectativas de uma carreira promissora e hoje é um dos grandes nomes do gênero

 


Foto: João Cotta

Ele já foi considerado a revelação do milênio. Atualmente vem arrebatando vários outros prêmios no meio musical principalmente em relação ao samba raiz. Estamos falando do jovem Pedro Bernardo, ou Pedrinho do Cavaco, como é mais conhecido. Para quem não se lembra, Pedro ficou conhecido do público com apenas seis anos de idade, quando já dava um show nas cordas. O cavaquinho, uma de suas principais paixões, sempre lhe acompanhou durante essa trajetória de sucesso. Mas engana-se os que pensam que esse jovem parou por aí. Desde pequeno sua vontade em aprender era latente. Ele estudou piano clássico aos oito anos e depois foi se aprimorando no aprendizado de harmonia e improvisação no piano popular tendo, inclusive, ingressado na Unirio-MPB. Mas a atuação desse multi-instrumentista, cantor e compositor vai bem mais além que os palcos. Hoje, ele  integra, com grande destaque, o casting de atores da novelinha global Malhação, da TV Globo, no papel do sambista sonhador Dieguinho.

Para quem não se recorda, o personagem do ator  mora na comunidade fictícia Dos Anjos e, lógicamente, é fera no cavaquinho. Ele vive em rodas de samba e sonhava em seguir carreira musical. Enquanto este dia não chegava, ele e o irmão, Jefferson (Douglas Sampaio), pichavam paredes à noite. A mãe, a doméstica viúva Aparecida (Edvana Carvalho) não aprovava a dedicação à musica. Mas é justamente a música que salva a família. Durante uma pichacão num prédio, Jefferson sofre um acidente e Dieguinho o ajuda em sua recuperação graças ao cavaquinho, conseguindo dinheiro para bancar o tratamento do irmão, que fica inicialmente paraplégico na queda. Para acompanhar o desenrolar dessa situação é só conferir nas telinhas da Globo. Vale lembrar que todas as músicas cantadas e tocadas por Dieguinho são do próprio Pedrinho do Cavaco. Revanche, por exemplo, já está estourada nas principais mídias e vem atraindo uma legião de fãs.

A história de Pedrinho do Cavaco é recheada de conquistas importantes. Em 1999 ganhou o troféu da Ordem dos Músicos do Brasil por ser o músico mais novo do país. Em seguida veio o troféu do Cacique de Ramos por ser o mais jovem sambista de raiz e pelo jornal extral de revelação do milênio. Em 2002 foi o primeiro ganhador do quadro se vira nos 30 do faustão. Em 2003, mais vitórias em sua carreira. Ganhou a medalha Pedro Ernesto, na Câmara dos Vereadores, que é considerada a maior condecoração do Rio de Janeiro. Mas um dos maiores prêmios, foi, sem dúvida, em 2003. Aos 12 anos, Pedro ganhou um impulso e tanto em sua carreira. O cantor Milton Nascimento assistiu a uma apresentação dele ao cavaquinho na quadra da escola de samba carioca Mangueira e se impressionou com o talento do menino.  Na época, Milton resolveu apadrinhar Pedrinho do Cavaco. Era o empurrão que ele precisava em sua trajetória.

Depois dessa alavanca, ele conquistou ainda mais respeito da comunidade do samba carioca, já tendo trabalhado em parcerias importantes com Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho, Alcione, entre outros. Chegou a se apresentar em vários programas de destaque na televisão. Em setembro de 2008 tocou no Festival Tudo é Jazz em Ouro Preto com Milton Nascimento e o grande ídolo  do gênero Wayne Shorter. Além de tocar em uma festa na casa de Milton em que o produtor musical Quincy Jones estava presente. Quincy, ao ouvi-lo e surpreso ao saber de sua idade, considerou que Pedrinho seria o maior músico do mundo.

Hoje, aos 21 anos, parece que essa profecia está se concretizando. O jovem não pára de fazer sucesso. Seu trabalho agora começa a ser traduzido através de críticas positivas, aumento de fãs, parcerias com grandes compositores do mundo do samba, muitos shows pelo Rio de Janeiro e CDs. Em 2010, ele lançou seu primeiro trabalho pela Nascimento Música, selo de Milton Nascimento. Foi um sucesso. Agora, Pedrinho já começa a alçar outros vôos e paralelamente vem atuando com o pé direito como ator global.

Site:

http://www.pedrinhodocavaco.com.br

Marcus Vinicius Jacobson

Reportagem

Entrevista publicada no dia 04/06/2012

1) Qual o balanço que você faz de sua carreira até aqui ?

São 16 anos de carreira. Comecei muito novo, passei e vivi bastante coisa, tanto boa quanto ruim, mas sempre tive a certeza que queria isso para a minha vida.

2) Você ficou conhecido do público quando tinha apenas seis anos de idade e já dava um show nas cordas. Como é essa sua paixão pelo cavaquinho desde berço ?

Eu costumo dizer que devo tudo ao cavaco, Ele abriu portas para mim que eu nunca imaginei que ia conseguir abrir, e consegui graças a ele. Sou muito grato a ele por tudo.

3) Além de músico você estreou como ator no papel do sambista sonhador Dieguinho na nova temporada de Malhação. Qual a sensação de agora estar atuando ? Sentiu muitas diferenças ?

Nós músicos temos uma sensibilidade para o lado de atuar, a música nos proporciona isso, além do fato de que quando estamos no palco, sempre estamos atuando, tive dificuldades, mas normais, sempre estudei e me dediquei muito para dar o meu melhor.


Foto: Priscila Rabello


Foto: Priscila Rabello

4) E por falar em malhação, a música Revanche está sendo o maior sucesso. Imaginava essa repercussão em várias mídias pelo seu trabalho ?

Quando entrei na Malhação sabia que além de ser uma porta para o meu trabalho na área da atuação, seria uma grande porta para mostrar minha música e tive o prazer, a honra e a oportunidade de compor uma música a pedido da autora Ingrid Zavarezzi e do meu diretor Mário Marcio Bandarra para a novela.Fiz com muito carinho, mas não esperava essa repercussão tão grande, mas sabia do potencial da música.

5) Você já tem um CD lançado em 2010. E o novo CD, já está trabalhando nisso ?

Estou compondo bastante, pois é uma atividade que amo fazer, e com certeza terão várias dessas novas no projeto novo que em breve virá.

6) Além do cavaquinho, você estudou piano classico aos 8 anos e recentemente harmonia e improvisação no piano popular. Por isso hoje é um multi-instrumentista, cantor e compositor de respeito. Qual o segredo para toda essa sua versatilidade sendo tão jovem ?

Acredito que a curiosidade. Desde pequeno sempre tive desejo de aprender e conhecer coisas novas dentro da música.

7) Você já cantou com um vasto time de cantores e compositores e tem em Milton Nascimento seu padrinho. O que representa o Milton para a sua vida ?

O Milton foi uma benção em minha vida. Não conheço nenhum Artista como ele em todos os aspectos, talento, versatilidade, humildade, caráter e por aí vai.

8) Qual o seu maior sonho daqui em diante ? Ser o maior músico do mundo, como Quincy Jones afirmou ao ouvir seu som na casa de Milton Nascimento ?

Ter meu trabalho reconhecido, tanto na música quanto na atuação.

9) Quais seus próximos projetos dentro da música e da televisão ?

Existem vários projetos, mas nada concreto ainda.

10) Deixe um recado final pra todos os seus fãs espalhados pelo país a fora.

Obrigado por todo o carinho de vocês. Costumo dizer e é a mais pura verdade, TUDO é para vocês.


Foto: João Cotta

VOLTAR | ATUALIZAR | AVANÇAR