ENTREVISTA ESPECIAL : Patricia Coelho

Beleza constante nos palcos

Bastante versátil, Patricia Coelho vem conquistando um espaço importante na música


Talento em nome da música

Presença nos palcos, sensualidade a flor da pele e uma voz potente e afinada. Assim é Patricia Coelho, uma  cantora que está conquistando, de mansinho, seu espaço dentro da nova música popular brasileira. Patrícia começou a ser referência na mídia quando ficou conhecida como a namorada do VJ Marcos Mion e logo depois por ter sido uma das cinco finalistas da primeira edição da Casa dos Artistas. Mas essa paulistana mostrou que não precisava provar nada a ninguém e que tinha muito mais coisas a oferecer do que esses rótulos. Hoje, a cantora é bastante reverenciada por onde passa, atraindo uma legião de fãs.

Mas até chegar nesse estágio, Patrícia percorreu um longo caminho e passou por diversas experiências. Depois de passar a adolescência entre o México e os Estados Unidos, onde teve participações importantes nas peças musicais de teatro amador "Annie", "The Music Man" e "Evita" e, também, como vocalista das bandas "Exit" e "Las Três Caras de Eva", ela voltou para o Brasil decidida a se dedicar à música. Em 1990, depois de se aperfeiçoar profissionalmente, foi vocalista na banda "Suite Combo" de João Marcello Bôscoli e Wilson Simoninha. Logo em seguida, em 1992, apareceu cantando músicas de Toquinho, como solista na peça "Castro Alves Pede Passagem" de Gianfrancesco Guarnieri. Em 1993 foi vocalista do "projeto S" de Luís Schiavon(RPM) participando com os "Raimundos" no "Monsters of Rock" e em 1996  no "MTV Music Awards".

Por volta de 1995, e com 22 anos de idade, Patrícia Coelho forma o grupo de dance music Sect, com o qual gravou um disco que a tornou conhecida entre o público jovem. A faixa Crazy for You, por exemplo, tema da novela "História de Amor" da Rede Globo, é uma das mais executadas.  Em 1997, a cantora iniciou sua carreira solo voltada para um som pop-rock, cantado em português, lançando um disco somente no Japão, na qual uma das faixas, All My Love, durante várias semanas, fez parte das listas "Top Hits" do Japão e do "Bill-board", chegando a classificar-se em 34ª entre as "Top 100" da "J-Wave", principal FM de música jovem daquele país. Só pra ter idéia, a canção chegou a ficar na frente da banda Hanson em Tóquio.

Os tempos foram passando e Patricia foi amadurecendo cada vez mais. Em 1999, sob a direção de Dudu Marote, dedicou-se à produção de seu primeiro trabalho solo no Brasil. Seu CD, "Simples Desejo", lançado em 2000 pela BMG, emplacou êxitos em trilhas sonoras das novelas da Globo Uga-Uga (com a música "Vem") e "Um Anjo Caiu do Céu" (com "Meu Sangue Ferve por Você"). Video-clips de "Vem" e do "Meu Sangue" também estiveram por longo tempo entre os melhores da MTV, sendo que sua marcante interpretação do "Meu Sangue" valeu-lhe indicação para participar do "Melhor Clip do Ano" no " MTV Music Awards" de 2001.

Agora, Patrícia é sucesso com seu novo CD "Um Pouco Maluca", da Abril Music, lançado em 2002, que tem composições de Wilson Sideral, Paulinho Moska e Kiko Zambianchi, que assina quatro das 12 canções. A música tema, Um pouco Maluca, é de autoria da própria Patrícia, que ainda assina Um beijo para lembrar. Falando em beijo, a última faixa do disco é uma regravação da famosa Besame Mucho, de Consuelo Velásquez. Este CD, que explora em acústico seu já conhecido estilo bem brasileiro de "pop-rock", vem marcado pelo sucesso, pois uma de suas faixas, Eu Te Amo Você, composição de Kiko Zambianchi, foi escolhida pelo SBT para tema da novela "Marisol".

Essa bela cantora aparece aqui em nosso site para nos mostrar o que tem feito e falar dos próximos planos dentro da música. Acompanhe a entrevista abaixo!

Site: http://www.patriciacoelho.com.br

Marcus Vinicius Jacobson

Reportagem

Entrevista publicada no dia 20/08/2003

1) Em toda sua carreira qual sua maior conquista e maior decepção que já teve ?

Vivo o momento. Considero cada nova conquista a maior de todas. Creio que há sempre algo maior ainda a minha frente. As decepções não são assim tão marcantes e acabam ficando pra traz, graças a Deus, quase esquecidas.

2) Alguns veículos andaram noticiando que você pensava em dar um tempo em sua carreira pelos próximos meses. Isso realmente passou pela sua cabeça ou é mais um dos muitos boatos envolvendo os artistas?

Fofoca pura! Estou em fase de produção de novos trabalhos e, para isso, é fundamental sair um pouco da mídia.

A cantora numa das muitas performances nos palcos

3) Desde o fechamento da Abril Music, você está sem gravadora. Como estão os esforços para produzir o novo álbum ?

Para se fazer um novo álbum é preciso muita dedicação e tempo. Tenho me esforçado muito mas acho que o tempo anda um pouco curto.

4) Você já está preparando o novo disco. Parece que ele vem um pouco diferente dos anteriores. Você pretende fazer uma renovação no repertório e nas batidas ?

É cedo pra falar disso pois ainda estou analisando composições e planejando o novo repertório.

Patricia: Sensualidade e uma voz afinada

5) Quais são os próximos projetos que tem em mente na carreira?

Teatro, trabalhar em rádio e, é claro, seguir crescendo na minha carreira de cantora.

6) Você andou fazendo testes para a próxima novela do SBT, “Canaviais de Paixões”, onde pode ganhar um papel a qualquer momento. Como foi a sensação de atuar como atriz?

Adoro atuar e representar. Não pude aceitar o papel em "Marisol" por opção da gravadora. Fiz os testes para o "Canavial" mas creio que não serei chamada desta vez, pois há muitos artistas de novela, de outras emissoras, também em busca dos papéis principais.

7) Como você está vendo o mercado musical brasileiro atualmente? Acredita que é preciso criar novas tendências?

Difícil, gravadoras em crise, poucas opções. É preciso ter paciência e esperar uma boa oportunidade.

8) Qual o grande segredo para manter sua bela voz e sua beleza nos palcos?

Para manter a voz em dia é necessária prática constante, muitos exercícios, fazer tudo com muito amor. O mesmo pode-se dizer da imagem que projetamos junto ao público. O segredo, mesmo, é ter gente que goste da gente, como este gentil entrevistador!

9) Quando você foi para a Casa dos Artistas, imaginava que sua carreira tivesse uma projeção tão acentuada ?

Não, não tinha a menor idéia. Confesso que me assustei com a repercussão do programa já que lá dentro não sabiamos de nada.

10) Deixe um recado final pra todos os seus fãs que estão ligados na sua vitoriosa carreira

Meus fãs são o meu tesouro. É deles que depende o meu sucesso. É pra eles que dedico toda a minha energia e o meu carinho. Obrigada a todos !

A cantora dando seu recado final !

VOLTAR | ATUALIZAR | AVANÇAR