ENTREVISTA ESPECIAL : PR.5
Uma
evolução do RPM
Banda criada por Paulo Ricardo
apresenta uma nova proposta de sonoridade e já vem colhendo os frutos
Para quem achava que Paulo Ricardo, após o término do RPM, voltaria a tentar carreira solo e com outro estilo de música pode comemorar: o eterno vocalista que marcou a geração dos anos 80 com suas interpretações sólidas reaparece na cena musical com um novo projeto, uma sonoridade original, que em sua visão nada mais é do que a evolução de sua antiga banda. O PR.5, liderado por Paulo Ricardo e que traz ainda seu antigo colega P.A. na bateria, promete sacudir as estruturas do rock nacional com um novo conceito de som. Para isso, foram escolhidos os melhores profissionais para participarem desse trabalho. Além de Paulo e P.A, o grupo se completa com Paulinho Pessoa e Jacques Molina (ex-Defalla) na guitarra, Juninho na percussão e Yann Lao (ex-Metrô) nos teclados. O primeiro fruto do surgimento do grupo PR.5 é o CD independente Zum Zum, que aponta os novos rumos de Paulo Ricardo. O trabalho mostra uma mistura envolvente de som. Traz muitos elementos da música eletrônica, pegada pop rock, melodias pop, ritmos brasileiros percussão, tudo bem amarrado sem deixar furos. O primeiro single de Zum Zum foi Música Comercial e sintetiza bem o que é esse trabalho. Baixo e bateria dão o tom aqui, aliados à percussão, e com teclado e guitarra apenas escorando tudo. Na tentativa de soar mais moderno que o som, o ex-líder do RPM coloca muitas palavras do vocabulário "internético" como iTune, MP3, download, baixar, entre outras. Paulo conseguiu, com bastante êxito, explorar, em algumas canções, sobre a crise atual e a culpa católica do brasileiro de fazer sucesso, ganhar dinheiro e perceber a música comercial como algo pejorativo. Isso tudo foi feito de uma maneira rock'n'roll, irônica e desencanada e promete ser um ingrediente a mais pra apimentar essa nova proposta sonora do mercado. Esse conceito aparece principalmente em canções como Crédito e King of the Marketing (com participação do publicitário Washington Olivetto) que, apesar do nome, tem letra em português. Outros pontos altos do CD são Miss Ness e Zum Zum. As duas ajudam a dar a cara ao conceito perseguido pela banda. A primeira é uma inédita de Jorge Benjor com todos os elementos malemolentes que uma música dele pode ter. Já a trilha que dá nome ao disco (composta por Kao Rosman) é um tema de roda de capoeira e que mistura berimbau com programação eletrônica, guitarra e bateria. Muitas coisas novas o público vai encontrar nesse novo trabalho de Paulo Ricardo e Cia, que foi lançado pelo próprio selo da banda, o Bola 8. Quem era fã do RPM vai estranhar um pouquinho, pois o estilo de som é bem diversificado e com uma mistura bem grande de elementos. Mas pela bagagem de todos os integrantes, a maioria aposta que o PR.5 não veio pra ser mais uma bandinha qualquer. Veio sim somar e alçar vôos altos dentro desse mercado cada vez mais concorrido. E para comprovar essa nova fase e falar mais sobre o PR.5 estivemos com ele que é a pessoa mais indicada para explanar sobre esse assunto. Isso mesmo, Dom Paulo Ricardo! Confira a entrevista na íntegra ! |
Marcus Vinicius Jacobson
Reportagem
Entrevista publicada no dia 11/11/2004
7) O disco foi lançado pelo selo da banda, o Bola 8. Você acredita que isso pode dar mais liberdade e autonomia a esse trabalho ? Foi exatamente por isso que decidimos lancar o disco pelo nosso selo. Da muito mais trabalho, mas também muito mais prazer.
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