ENTREVISTA ESPECIAL :  Vagabundos


Relaxa, que eles estão na área !

Grupo de sucesso em 1999 volta à mídia com um novo trabalho, mas com o mesmo humor e irreverência de sempre

``Relaxa senão não encaixa, relaxa senão não encaixa Relaxa senão não encaixa, relaxa...`Essa divertida música foi uma das mais executadas em 1999 e passou a ser tema da Banheira do Gugu, do SBT, atingindo dessa forma sucesso nacional. Na época o grupo, com um humor cínico, foi comparado com os saudosos Mamonas Assassinas, que eram mais escrachados. Mas as comparações paráram por aí, já que com muito astral e vontade eles conseguiram formar uma identidade própria e hoje ainda estão animando os palcos de todo o país com a mesma empolgação. Estamos falando da banda paulistana Os Vagabundos, grupo formado atualmente pelos irmãos Ronald e Rogério Chemeli de Arruda (Banana), e Carlos Eduardo Castro Coronato (Carlão) e que agora estão com um trabalho mais direcionado para as micaretas.

O grupo já tocava junto desde 1992, no bairro de Santana, Zona Norte de São Paulo, onde foram criados. Na época era integrado por Banana (bateria e voz), Ronald (percussão e voz), Adriano (guitarra e voz), Carlão (baixo e voz), Fernando (teclado e voz). Depois de tanto correr a noite paulistana com sua irreverência e ritmos contagiantes, lançaram Relaxa , o álbum de estréia, pelo selo Virgin. Com o sucesso, a carreira da banda tomou um rumo muito grande.

Aproveitando a enorme procura pelo trabalho e as críticas positivas do mercado o grupo lançou o segundo CD, intitulado Siliconada. A música Vida Boa, inclusive, tocou na terceira edição do Big Brother Brasil, da Rede Globo. Porém em 2001, 2 dos 5 integrantes deixaram o grupo, porém a alegria e espontaneidade permaneceram presentes nos três irmãos que continuaram à frente do projeto. Tanto que, com aquele bom humor característico e depois de vários pedidos, eles gravaram seu terceiro CD, o mais recente, Ao Vivo em Salvador.

O novo trabalho gravado em 2005 apresenta 12 faixas com todo o alto astral e a energia da banda, ao lado do público soteropolitano, que vibrou e cantou todos os sucessos. Destaques para Vida Boa, Vagabundo Eu Sou e Relaxa, que foram interpretadas com novos arranjos, além de outras músicas inéditas. Atualmente eles ainda estão divulgando esse trabalho e apostando em coisas novas com outros projetos em andamentos.


Estivemos reunidos com o vocalista da banda que nos passou mais detalhes da carreira do grupo e o que podemos esperar mais. Confira !

 

Site:

http://www.vagabundos.com.br

Marcus Vinicius Jacobson

Reportagem

Entrevista publicada no dia 04/08/2008

1) Qual o balanço que vocês fazem desses 10 anos de carreira ?

Desde 98 até hoje aconteceram muitas mudanças no mercado, tivemos que nos adaptar as transformações do mundo musical, para continuarmos trabalhando e fortalecendo o nosso sonho, que é tocar e sobreviver da música. O balanço é muito positivo, mesmo a banda fora da mídia, fazemos em média de 4 a 5 shows por semana, e o mais interessante é que hoje financeiramente rende mais que na época quando estávamos em evidência na mídia, gastando muito com divulgação...

2) Como surgiu essa idéia de criar Os Vagabundos ?

Vagabundos não foi exatamente criado, foi se transformando com o tempo, nós nos conhecemos numa formação bem maior em uma banda de pagode no inicio dos anos 90, a partir daí a idéia sempre foi tocar e ganhar a vida com a banda, levar alegria pra galera, que é o nosso diferencial, já que a maioria das bandas traçam uma linha mais romântica.

3) Vocês conseguiram conquistar o público jovem com suas músicas animadas e cheias de trocadilhos. O grupo chegou a pensar em abandonar esse estilo e partir pra outro ritmo ?

Não defendemos nenhum ritmo, usamos bastante percussão (achamos muito contagiante, brasileiro...) com uma formação e base "poprock" com percussão baiana. Esse estilo de música "alegre, animada" é o que tocamos desde o início. Ser "alegre, descontraído " é o que se identifica com o gosto da banda . Acho que a gente não consegue cantar música romântica e pagar de gatinho sem "tirar uma onda" (risos).

4) A banda teve uma grande repercussão nos anos 90 chegando a estourar em várias emissoras do país. Como vocês conseguiram lidar com esse sucesso repentino ?

Foi bom conhecer os bastidores da televisão, trabalhávamos (viajávamos) bastante, o chato era acordar cedo quase todo dia e ficar "morgando" muitas vezes nas emissoras de TV por 4, 5 horas esperando a vez pra gravar 5 minutos de programa, mas é assim que funciona. Serviu muito pra a gente evoluir, aprender que é tudo muito ilusório, e sentir na pele, diferente de ouvir falar , como as pessoas mudam com a gente quando estamos na TV.

5) Vocês tem um estilo escrachado com algumas semelhanças dos saudosos Mamonas Assassinas. Em algum momento essa comparação atrapalhou o grupo ?

Nós tentamos transmitir alegria em nossas músicas e nas apresentações, é um humor mais cínico, digamos assim, não tão "escrachado" como eram os Mamonas, somos fãs deles inclusive conhecemos os familiares deles numa apresentação que fizemos em Guarulhos, foi muito emocionante. Na época era inevitável as pessoas compararem, mas não atrapalhou. Hoje em dia uma ou outra pessoa com mais idade comenta que lembramos eles. Claro, que igual aos Mamonas não terá ninguém!!

6) Como vocês avaliam o mercado da música nacional atualmente ?

Toca um pouco de tudo nas rádios, o que é muito bom, mas o pagode parece que sempre pega uma fatia maior no mercado. E os meios de divulgação também são vários, o que enfraquece ainda mais as gravadoras.

7) Fale pra gente sobre o mais recente trabalho de vocês.

O último trabalho lançado foi o cd "Vagabundos - ao vivo em Salvador", foi um trabalho direcionado pra galera que acompanha a gente nas baladas e micaretas, é uma extensão do que é o nosso show, foi gravado com toda a energia da galera soteropolitana.

8) Vocês conseguem ao mesmo tempo tocar suas músicas e os sucessos das Fms e também em micaretas com a mesma disposição e desenvoltura. Qual o segredo para isso ?

Temos um certo receio de tocar o show inteiro músicas próprias, porque a galera quer ouvir os sucessos das rádios ou da internet, mas muitas vezes fazemos 99% do show com músicas nossas, a pedidos da galera , tem shows que pedem até músicas antigas que nem temos ensaiadas com a banda hehe. "Tuim" do cd "ao vivo em Salvador" , "Relaxa" que foi tema da banheira do Gugu que ta no nosso 1º cd . Enfim, demos sorte em relação a isso, tem gente que fala: não sabia que aquela música era de vocês, achava que era algum sucesso das rádios (risos)...

9) Quais os próximos planos que vocês tem em mente dentro da música ?

Estamos em estúdio experimentando coisas novas, parcerias com Dj's o que está rendendo boas idéias, boas músicas e esperamos bons frutos.

10) Deixe um recado final pra toda galera que acompanha os Vagabundos pelo país a fora.

Galera que acompanha já sabe...Nossa intenção é só alegria e diversão, o resto que se foda !!!

VOLTAR | ATUALIZAR | AVANÇAR