ENTREVISTA ESPECIAL :  Vander Lee


O compositor da nova geração

Como um bom mineiro, Vander Lee chega de mansinho no mercado e hoje é reconhecido pela mídia

Apontado por toda crítica especializada como um dos mais importantes compositores da nova geração de músicos brasileiros, o cantor Vander Lee vem fazendo por merecer todo esse status que lhe foi conferido. Com sua poesia sofisticada e ao mesmo tempo simples conseguiu enriquecer a MPB desenvolvendo um trabalho com uma linguagem própria, urbana e contemporânea, que proporcionou uma nova dimensão para a música da geração atual de autores da cena brasileira.  Esse mineiro de Belo Horizonte parece que caiu nas graças do público mesmo. São milhares e milhares de pessoas que prestigiam seus shows pelo país a fora, mostrando, com isso, a força de seu talento.

O sotaque mineiro e o jeito pacato de Vander Lee passam longe das características de um artista, mas quando o compositor começa a cantar a coisa muda de figura.  Só pra ter idéia, Vander conquistou a admiração de Elza Soares (juntos fizeram shows pelas maiores capitais brasileiras), Luiz Melodia (seu padrinho no Projeto Novo Canto -RJ) e de cantoras da nova geração – que inseriram suas composições em seus últimos álbuns, como Rita Ribeiro (Contra o Tempo, Românticos) e Regina Spósito (Chazinho com Biscoito, O Olho), Milena Monteiro (Esperando Aviões), Paula Santoro (Sábio) entre outras. Vander Lee também teve músicas de sua autoria gravadas recentemente pelas cantoras Emilinha Borba (Sonhos e Pernas), Gal Costa (Onde Deus Possa me Ouvir) e Alcione (Mais um Barco).

Vander Lee é uma das mais gratas revelações da música brasileira, tendo sido, inclusive, um dos cinco finalistas do Prêmio Visa, em 2004. Como um bom mineiro, o cantor chegou de mansinho, quase desapercebido, e foi conquistando um espaço importante nesse mercado cada vez mais concorrido e abarrotado de novos artistas. Seu último CD, Ao Vivo (Indie Records), teve bastante repercussão no mundo da música. Choveram elogios desde artistas mais consagrados até seu público fiel que lhe acompanha desde longa data.

O CD – que foi gravado em julho do ano passado, em BH, e estourou a faixa Esperando Aviões nas rádios – revisita algumas das composições que vozes femininas tiveram o prazer de apresentar ao Brasil. Com a simpatia de um poeta apaixonado, que tocou e cantou em muitos bares. A única participação especial é de Elza Soares, que nunca gravou músicas dele até então. Atualmente o cantor aparece na praça com um novo trabalho, intitulado Naquele Verbo Agora. Mais um álbum recheado com muito romantismo e melodias que causam um impacto imediato aos ouvintes, principalmente nas mulheres.

O MVHP conversou com Vander Lee e o cantor falou, de forma objetiva, da sua carreira, planos e muito mais. Confira !


http://www.vanderlee.com.br

Marcus Vinicius Jacobson

Reportagem

Entrevista publicada no dia 06/09/2005

1) Qual o balanço que você faz desses quase 20 anos de carreira ?

Acho que é com alegria que chego até aqui, pois tudo hoje me mostra que eu estava no caminho certo.

2) Antes você era mais reconhecido no meio artístico por suas brilhantes composições. Depois de seu novo disco ao vivo, sua carreira deslanchou e você conquistou um público fiel e status de artista. Sentiu alguma diferença depois dessa mudança ?

Acho que passei a ser mais requisitado, minha vida ficou muito movimentada e o tempo passa muito depressa...

3) Como você tá encarando esse novo desafio de lançar seu primeiro disco contratado por uma gravadora e consolidar a carreira de vez com um cd de músicas inéditas ?

Com tranquilidade, com atenção e muita esperança.

4) Em falar nisso, fale um pouco sobre seu novo trabalho, intitulado Naquele Verbo Agora.

É um disco leve, uma continuação do meu trabalho anterior, com arranjos econômicos e fala de temas afetivos.

5) Seu público está concentrado mais no eixo Rio-São Paulo-Minas. Ampliar seu público é uma meta que você vai perseguir daqui pra frente ?

Com certeza, temos feito shows pelo nordeste, norte, centro-oeste e tudo mais.

6) Pelo que sabemos você esperava que seu disco ao vivo estava fadado a uma pequena tiragem. Você ficou surpreso com a repercussão desse álbum e do interesse da Indie Records por seu trabalho ?

Sim, achava que estava lançando um disco demasiadamente simples para um mercado competitivo e num momento difícil. Ainda bem que estava enganado.

7) O que mudou do Vander Lee de antes pro Vander Lee de agora, musicalmente falando ?

Acho que estou cantando melhor, mais maduro e consciente do meu valor. Tenho estudado um pouco mais o violão e buscado novos parâmetros pra minha arte.

vlee2.jpg (10442 bytes)

8) O mercado está saturado em relação às canções de amor, porém você consegue falar desse tema como ninguém. Qual o segredo ?

Acho que é o fato de não tratar o assunto com muitas cores rosas e misturando poesia com realismo e filosofia.

9) Quais seus próximos planos dentro da música ?

Continuar compondo e gravar um dvd para lançar em 2006.

10) Deixe uma mensagem final para todos os seus fãs espalhados pelo país a fora.

" Mesmo que sejam falsos os poetas, os seus versos serão bons " - chico buarque

VOLTAR | ATUALIZAR | AVANÇAR