Introdução:
Olá Amigos...Salve, Salve...
Estaremos Juntos Aqui Viajando Pelo Mundo
Dos Sons Graves.
Irei tentar colocar aqui apenas um
apanhado das melhores dicas e técnicas sobre este instrumento que fascina a todos. Reuni
informações junto a colegas músicos que servirão de base inicial para seus estudos.
Lembre-se que o contra-baixo não é um
instrumento como o violão e a guitarra. Trata-se de um instrumento rico e muito útil
para dar uma base à música e por isso seu aprendizado é técnico e bastante elaborado.
Mão às obras !
Marcus Vinicius Jacobson
Administrador do Curso
Capítulo 1: Contatos
Imediatos I
Vamos Tomar Como Base No Decorrer Do
Nosso Curso O Baixo De Quatro Cordas Por Ser Mais Acessível.
Em Se Tratando Da Relatividade Das
Cordas, Temos, Como Um Padrão Mais Comum De Afinação Em 440htz,a afinação em A(lá) O
Seguinte Valor Para As Cordas:
E---------------------------------------------------
A---------------------------------------------------
D---------------------------------------------------
G---------------------------------------------------
Ainda Falando Sobre A Questão Das
Cordas, Que É Um Ponto Importante, Podemos Classificá-Las Quanto Ao Calibre.
Normalmente, As Cordas Com Calibre
Menor(Mais Finas), Possuem Menos Sustain (Sustentação), Porém São Mais Macias
Proporcionando Uma Ação Mais Baixa Ao Braço Do Instrumento.
*Ação:
Distância Das Cordas Ao Braço.
Normalmente Quanto Mais Alta A Ação Mais Volume Teremos.
Uma Corda Com Calibre Maior, Possui Um
Sustain Mais Forte, E Como A Tensão Do Braço Fica Um Pouco Maior Com Essas Cordas, A
Tendência É Que Tenhamos Uma Ação Mais Alta No Braço. As Cordas Leves Estão Entre
0.35mm E 0.40mm, Se Você Quiser Uma Sonoridade Mais Forte, Pode Utilizar As De 0.45mm Que
Atendem Perfeitamente Quando O Assunto É Peso.
Eu, Particularmente Prefiro As De 0.40mm,
Por Proporcionarem Uma Maior Maciez Sem Prejudicar O Som, E, Na minha opinião, A
Técnica.
A "Pegada" E O Estilo Musical
Do Baixista Também É Determinante Para A Escolha Das Cordas. Um Baixista Com Uma Pegada
Leve, E Que Utilize Ghost Notes, Tapping, E Outras Técnicas De Digitação (Calma!!!
Vamos Falar Também Sobre Cada Técnica Dessa Em Separado...) No Decorrer De Sua
Execução Se Sentirá Mais À Vontade Com Cordas Mais Leves. Isso É Uma Opinião
Pessoal.
EXISTEM CORDAS FEITAS DE COBRE,
DE COR VERMELHA. ALGUNMAS MARCAS SE ROMPEM FACILMENTE.
HÁ TAMBÉM CORDAS FEITAS DE BRONZE FOSFÓRICO, DE COR AMARELA. SÃO RECOMENDADAS PARA
BAIXOS ACÚSTICOS TIPO "VIOLÃO" OU "BAIXOLÃO".
QUANTO AO TIPO, EXISTEM BASICAMENTE 3:
*ROUNDWOUND - TIPO MAIS COMUM, E RECONHECIDO PELA
ASPEREZA.
*FLATWOUND - SÃO FEITAS A PARTIR DE UMA TIRA
RETANGULAR ENROLADA, O QUE A DEIXA MUITO LISA, E INDICADA PARA BAIXOS FRETLESS.
ENTRETANTO, AS FLATWOUND TEM POR CARACTERISTICA SONORA O SOM MAIS PURO, ENQUANTO AS
ROUDWOUND TEM O SOM MAIS "ENCORPADO".
*HALFFWOUND - QUE NADA MAIS É DO QUE UMA ROUNDWOUND
TRABALHADA NA PARTE DE CONTATO COM O ESPELHO. NESTE TRECHO, ELA É LISA COMO A FLATWOUND.
MAS NA PARTE DE "TOQUE", ELA É ÁSPERA COMO A ROUNDWOUND. COM ISSO, OBTÉM-SE
UM SOM "ENCORPADO"MAS SEM DANIFICAR O ESPELHO.
É Sempre Muito Viável Contar Com O
Auxílio De Um Luthier Para A Devida Regulagem Do Instrumento. Esse Profissional É O
Responsável Direto Pela Maciez E Leveza De Ação Do Braço Do Baixo. Ele Está
Devidamente Habilitado Para Regular Ponte, Tarraxas, Tirante, Etc...
*Tirante:
É A "Alma" Do Braço.
Uma Haste De Metal Arqueada, Que Impede Que O Braço Do Instrumento Sofra Uma Tensão
Exagerada Das Cordas.
*Tarrachas:
São As Responsáveis Pela
Afinação Do Instrumento.
*Ponte:
Peça Localizada Na Parte
Inferior Do Corpo Do Baixo, Onde Se Prendem Os Martelos Das Cordas.
Considerações
Importantes
Sabemos Que O Baixo É, Basicamente, Um
Instrumento Melódico, Sob O Aspecto Da Execução Comum, Por Não Trabalhar No Decorrer
Da Música Com Montagem De Acordes. Contudo, Existem Situações Particulares Que Nos
Permitem Essa "Regalia", O Que Enriquece Muito A Performance.
Estamos Falando Do Famoso "Tum...
Tum Tum.."
Esse Tum...Tum Tum..., Às Vezes É
Fundamental À Música, Porque Confere O "Groove" Necessário.
Um Bom Baixista Está Sempre Em Sintonia
Com Seu Baterista!!!!
Nunca Se Esqueça Desse Detalhe!!
Baixo E Bumbo "Colados" É
Seguramente, 60% Da Música. Principalmente Em Alguns Estilos Em Especial, Como O Funk, O
Hip Hop, R&B, Etc...No Mais É "Colar" E Sentir O Balanço.
É Interessante Ouvir Também O Que Está
À Sua Volta Na Música, Claro!
E Balançar Galera...Tem Que
Balançar...Mesmo Que Seja Um Balanço De Cabeça, Só Pra Marcar O Ritmo, É Fundamental
"Sentir" A Música; Assim Ela Te Ajuda. Fica Mais Fácil.
Existem Pessoas Que Não Tem Muita
Facilidade Rítmica, Também Estaremos Trabalhando Esse Detalhe Aqui.
Vamos Falar De Outro Ponto Muito
Importante Que É Sobre A Alça A Ser Utilizada E Sua Regulagem.
Prefira As Alças Mais Largas. O Baixo É
Um Instrumento Pesado, Principalmente Se For Feito Com Uma Madeira Boa, O Que Influencia
No Som. A Angulação Correta Do Braço Esquerdo É De Noventa Graus, Em Se Tratando De
Braço E Ante Braço. Se Você For Daqueles Que Adora Fazer Uma Pose, E Colocar Seu Baixo
Lá No Joelho, Por Favor, Reveja Seus Conceitos. Essa É A Angulação Correta Para Que Se
Possa Utilizar Todo Seu Potencial Técnico.
Com Relação À Posição Dos Dedos Da
Mão Esquerda, Seguiremos Os Mesmos Padrões; Dedos Perpendiculares Ao Braço (Formando Um
Ângulo De 90º) E Tocando As Cordas Apenas Com As Pontas. Mantenha Seus Dedos Nessa
Posição E Você Verá Que As Distâncias Das Casas Ficarão Menores.
Sei Que É Difícil Perder Alguns
Vícios, Mas Com Paciência, Chegaremos Lá.
Antes De Estudar É Preciso Ter Me Mente
Que É Preciso Aprender A Estudar, Pois Qualquer Estudo Feito Com Concentração E
Consciência Por Mais Curto Que Seja, Será Mais Proveitoso Do Que Um Estudo Longo, Porém
Dispersivo, Sem Atenção Devida.
Regra I:
Use Sempre Metrônomo, É Importante Para
Manter A Pulsação, Ajuste O Metrônomo De Maneira A Tocar Os Exercícios Sem Erro E De
Forma Confortável.
Regra II:
Organize Seus Estudos, Mantenha Sempre Um
Objetivo, Escreva Um Tempo Determinado Para Cada Ponto Do Estudo, Ex: 15 Minutos Para
Estudar Escalas, 15 Para Exercícios, Sempre Entre Uma Matéria E Outra De 3 A 5 Minutos
De Descanso Para Você Mesmo, "Não Caia No Erro De Ficar O Tempo Todo Executando
Aquele Slap Do Fulano De Tal, Que Você Não Vai Usar Em Música Alguma".
Regra III:
Lembre-Se Que Embora Você Sendo
Baixista, A Linha De Estudo Que Se Deve Seguir É O Da Música Em Sua Totalidade, Pois
Quando Se Está Num Grupo Musical Existem Outras Pessoas Executando Música Em
Instrumentos Diversos, Por Mais Que Você Conheça O Baixo E As Técnicas Do Baixo, Será
Necessário Conhecer E Conversar "Música", A Idéia É Fazer Música Com Seu
Baixo E Não Tocar Baixo Com Sua Música. Para Tanto Devemos Considerar O Estudo Da Teoria
Musical Como Algo Imprescindível Para Qualquer Instrumentista.
Regra IV:
Toque Sempre Devagar!!! Os Exercícios
São Para Fazer Com Que Você Fique Preciso E Para O Som Das Notas Executadas Saiam De
Forma Perfeitas, Não Tente Impressionar Com O Que As "Suas Mãos" Podem Fazer,
Não Estamos Estudando Malabarismo, E Sim Música. Quando Tocamos Devagar, Damos Chance Ao
Nosso Cérebro Decorar Aquele Caminho, A Velocidade Virá Decorrente Disto. "Conselho
Prático".
Regra V:
O Estudo Pode Ser Dividido Em Três
Partes Importantes, "Estude Com Um Professor", "Estude Em Casa
Sozinho", Aplique O Que Você Estudou Em Grupo.
Uma Boa Idéia E Você Competir Com Você
Mesmo, Tente Ser Melhor E Ter Mais Conhecimento A Cada Etapa, Isto Fará Com Que Você
Progrida De Forma Acentuada No Estudo Da Música E Do Contra-Baixo.
"Anote Datas E Andamentos
(Metrônomo) Para Perceber A Evolução"