Olá, Amigos Batuqueiros
Durante todo esse tempo tocando, gravando e, principalmente lecionando BATERIA, pude
perceber a necessidade de sabermos as Noções Básicas , o be-a-bá do instrumento.
Por isso, mensalmente vou estar aqui colocando as Noções Básicas ( e as não tão
básicas assim!!) deste instrumento que tanto fascina e é tão importante dentro do
contexto musical.
Amigos, sejam bem-vindos à fantástica arte de tocar Bateria!!!
Rogério Fagundes
Administrador do Curso
Capítulo 1: Introdução
ao estudo
Antes de começarmos o curso, vamos explicar
de que maneira é composta a bateria para aí sim dar prosseguimento aos estudos,
exercícios e técnicas principais.
Ela é formada da união de vários instrumentos: O BUMBO, A CAIXA, CHIMBAL, PRATO, SURDO
E OS TONS. Para tocar bateria utilizamos as BAQUETAS que devem ser de um tamanho médio
(5A) para um iniciante.
As baquetas fazem o contato entre nosso corpo (mãos) e a bateria, de forma que
devemos prestar muita atenção neste item pois desse contato resultará uma boa
execução musical. Devemos segurar a baqueta entre a 1ª e a 2ª parte dela, imaginado
que devemos dividi-la visualmente em 3 partes iguais. A maioria das baquetas são
feitas de madeira, com ponta de madeira ou de nylon.
Baquetas com ponta de madeira: possui um som mais "aveludado"
ao tocar nas peças da bateria e principalmente nos pratos.
Baquetas com ponta de nylon: a característica destas baquetas é o
timbre mais aberto destacando os agudos de cada peça. Para entender melhor, toque o prato
de condução com a ponta de nylon e depois toque o mesmo prato com uma baqueta com ponta
de madeira - você perceberá a diferença de timbre do mesmo prato.
Vassourinhas (brushes): Muito usada no jazz, a vassourinha é usada de
uma forma diferente na bateria. Para extrairmos um som com elas, na maioria das vezes
fazemos movimentos circulares na pele da caixa. Pode ser tocada com se fosse uma baqueta
comum, com a característica de um timbre muito suave.
Baquetas com ponta de feltro:
(timpani mallets) Usada por percussionistas de música clássica para tocar o tímpano
(instrumento de percussão usado em orquestra sinfônica). Os bateristas usam muito este
tipo de baqueta para extrair um som mais encorpado do prato sem o contato áspero da
baqueta com o metal e sim o contato do feltro com o metal. O resultado é um som suave,
fazendo o prato vibrar muito sem que se perceba os movimentos que estamos fazendo para
emitirmos o som.